3 Tipos diferentes de câmeras para fazer vídeos as quais você precisa conhecer para incluir no seu acervo de equipamentos.

Existem 3 tipos diferentes de câmeras para fazer vídeos as quais quero destacar hoje que podem ser totalmente úteis dependendo do tipo de vídeo que você precise gravar.

1) Webcam

Este equipamento é altamente recomendado para fazer Hangouts e webinários (ou Webinar) que são excelentes estratégias para gerar leads ou para fortalecer o relacionamento com a sua audiência, portanto vale muito a pena pensar em investir em um equipamento como este, pois ele será um dos canais mais importantes para o seu negócio.

O modelo que eu recomendo é o Logitech c920. Faço uso deste equipamento para reuniões online, hangouts, webinários e vídeo conferências, e estou muito satisfeito com a qualidade de imagem que ele oferece.

Abrindo um parêntesis para falar de ÁUDIO

Se você quer gravar um vídeo de qualidade, não pode se esquecer do áudio. Uma boa imagem não é nada quando o áudio está ruim, e esta regra é a mesma para as webcams.

Ao usar uma Webcam eu sugiro o uso de um bom captador de áudio. No meu estúdio faço uso do microfone Samson Meteor, é conectado no computador com um cabo USB e muito prático de usar. 

2) Câmera HDSLR

As câmeras HDSLR possuem uma qualidade insuperável! Ainda não é possível que um celular tenha a qualidade de vídeo tão poderosa como a que você consegue com esse tipo de câmera.

Estas câmeras proporcionam a troca lentes e filtros de acordo com a necessidade. E, com certeza, são câmeras com a melhor qualidade de imagem!

Como identificar uma câmera HDSLR?

As HDSLR são câmeras fotográficas semi-profissionais que também filmam. Sua definição está relacionada ao sistema de condução de luz e imagem até o sensor (no caso dos modelos digitais) ou filme (nos modelos analógicos) através de um espelho – por isso o termo Reflex.

DSLR é a sigla em inglês para Digital Single-Lens Reflex, ou “Câmera Digital de Reflexo por uma Lente”. Isso quer dizer que a DSLR é a versão digital para as antigas câmeras de filme SLR.

Em termos práticos, veja a diferença “evolutiva” das câmeras:

SLR – Câmeras REFLEX analógicas. Tiram fotos usando filme;
DSLR – Câmeras Reflex, digitais. Somente tiram fotos em formato digital;
HDSLR – Reflex, que tiram fotos digitais e também filmam.

A qualidade das câmeras HDSLR foi o que me destacou quando comecei a empreender no mundo dos vídeos.

3) Celular/Smartphone

O Smartphone é essencial para fazer vídeos naqueles momentos em que não temos em mãos uma câmera HDSLR, por exemplo, e surge uma oportunidade. Não dá para perder o time, certo?

Já fiz muitos vídeos nestas condições: em aeroportos, restaurantes, cybercafés, etc. O importante é aproveitar o insight e compartilhá-lo com a sua audiência.

Quando você está na rua, em um café e de repente tem uma ideia, mas não está com a sua câmera, tripé, etc, está sozinho. Grave com o celular!

Dicas importantes:

Sempre grave vídeos com o celular na horizontal.

Ao gravar com a sua câmera frontal, olhe diretamente para a lente da câmera. Nunca olhe para a sua imagem no visor, pois no vídeo fica nítido que você está olhando para outra direção, dando uma impressão amadora, e isso desconecta a audiência. 

>> Microfone para gravações com o celularLapela RODE Smartlav Lavalier

Vantagens de gravar com o Smartphone:

  • Proporciona gravar em qualquer lugar.
  • Editar o vídeo no próprio celular e dali mesmo já subir direto para o seu canal do YouTube.

          Dica: Deixe uma vinheta salva nos seus arquivos.

  • Pode servir como uma segunda câmera.
  • Ideal para quem está começando a gravar com vídeos, pois demanda o investimento em somente mais um equipamento – o microfone de lapela – dispensando, inicialmente, a aquisição de uma câmera HDSLR, lentes, softbox, etc. 
  • Hoje existem muitos APPs que possibilitam a melhora nas imagens das suas gravações, como: regular o ISO e  usar filtros quase idênticos aos usados em câmeras profissionais.
  • Equipamento simples e prático.

A única desvantagem é de não ter uma imagem com alta qualidade como uma câmera profissional, então você não consegue fazer o vídeo com aquela resolução altíssima que pode passar no cinema! 

Recomendações finais

Lembre-se sempre que os vídeos funcionam como uma excelente ponte entre você e seu público/clientes, proporcionando que você apresente suas propostas de maneira interativa. Muito mais efetivos que uma leitura, os vídeos são a forma mais simples, prática, dinâmica, didática e direta de propagar conteúdos, conquistar e engajar uma audiência. Portanto, invista em bons equipamentos e conteúdos de valor.

Confira este conteúdo completo no vídeo abaixo.

Curta, comente e compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *