5 Dicas de Como Melhorar o Cenário dos Seus Vídeos

As 5 dicas de como melhorar o cenário dos seus vídeos foram minuciosamente pensadas para que você tenha em mãos mais uma tática para aumentar a qualidade das suas produções e se destacar da concorrência.

Dentre os elementos essenciais que compõem a produção de um vídeo de qualidade, não podemos deixar de considerar o ambiente onde o vídeo será gravado.

Há quem diga que não é necessário se preocupar com o que vai aparecer no vídeo, desde que o apresentador domine o assunto e transmita um conteúdo coerente e que atenda a necessidade do público.

Eu concordo plenamente que o conteúdo é o elemento mais importante de um vídeo, ainda mais se considerarmos uma produção que vise divulgar uma marca, um serviço ou um negócio.

Porém, você não pode deixar de dar crédito ao ambiente de gravação.

Pense comigo…

A verdade é que tudo o que compõe a cena faz parte, estrategicamente, da mensagem que você deseja passar ao seu público.

Um cenário bem montado tem o poder de transmitir credibilidade e segurança para quem está visualizando a imagem.

Sim! As chances da sua audiência se tornar inscritos e fãs “evangelizadores” dos seus conteúdos aumenta consideravelmente se você tem o devido cuidado com a imagem passada no vídeo, desde uma boa iluminação, enquadramento correto, sua imagem pessoal e, claro, um cenário bem montado.

O cenário é um elemento muito importante no quesito “visual” da produção de um vídeo.

Que tal você mesmo constatar isso?

Eu te desafio a assistir um vídeo de outro youtuber!

É quase impossível prestarmos atenção somente no apresentador e desprezarmos o restante do ambiente.

É automático! Nossos olhos são direcionados a explorar tudo.

Tenha certeza! Gravar vídeos em locais com elementos que complementem seu conteúdo serve como algo estratégico para prender a atenção dos seguidores. E mais, também aumentam as chances deles retornarem ao canal.

Agora que você tem consciência da importância de um cenário bem elaborado, que tal saber exatamente o que e como fazer para dar um “plus” no ambiente para o seu próximo vídeo?

Espero que este material seja um divisor de águas para as suas produções a partir dos cuidados que você vai tomar nas próximas gravações.

POR QUE SE PREOCUPAR COM O CENÁRIO?

Conforme já mencionado a pouco, o ambiente onde o vídeo será gravado tem uma forte conexão com a mensagem como um todo.

Por exemplo, quando uma pessoa está assistindo a um filme, ela não olha somente para os personagens.

A percepção de tudo o que envolve a cena engloba não só o diálogo ou a ação, mas um conjunto de informações.

Até mesmo um casaco pendurado em um cabideiro pode fazer um super sentido na cena.

Quando falo em “ambiente”, me refiro a todos os elementos.

Em um filme, a iluminação dita o clima da cena. Você pode observar isso em cenas de suspense ou terror, onde penumbras ou meia luz fazem um efeito completamente assustador. Diferentemente de uma cena cômica, onde a intensidade da iluminação não é diferenciada e não tem tanta importância para mexer com as emoções do espectador.

Se eu disser para você imaginar um ambiente rústico, à meia luz, à noite, com paranhos nos cantos, uma ceira de balanço, utensílios e quadros antigos… O que vem à sua mente?

Um filme de suspense ou terrror. Certo?

Os vídeos feitos para vender ou divulgar o seu negócio têm o mesmo poder desde que você saiba exatamente como montar o cenário desde que você saiba exatamente como montar o cenário que tenha conexão com a mensagem a ser transmitida.

Vamos supor que você queira falar sobre uma oportunidade de negócios. Neste caso, é claro que a mesa da sua cozinha não é o melhor espaço a ser usado para este fim!

Lembre-se que é a sua imagem que está em jogo. E mais: A imagem da sua marca!

Pense que você tem somente UMA CHANCE de causar uma PRIMEIRA BOA IMPRESSÃO. E justamente por isso o cenário do seu vídeo é tão importante.

Detalhes importantes que você precisa considerar os quais compõem a cena em geral:

  • Cuidados com o visual (roupas, imagem pessoal, gestos, postura, linguagem, etc);
  • Enquadramento;
  • Iluminação;
  • Objetos (móveis, quadros e outros objetos);
  • Etc

É através destes e outros elementos que o espectador cria uma primeira impressão sobre você e sobra sua marca, produtos ou serviços.

Todo detalhe é percebido pelo usuário, não tenha dúvida disso!

E se ele entender que você não tem zelo e nem profissionalismo na hora de gravar um vídeo, certamente o que você oferecer também não terá valor algum para ele.

Assim, nos próximos tópicos você vai conhecer as 5 dicas exclusivas para você gravar seus vídeos de maneira profissional, com um visual de qualidade, sem deixar nenhum detalhe despercebido…

A começar pelo cenário!

Dica 1: A ESCOLHA DO LOCAL

Para saber o local ideal para gravar seus vídeos, considere em primeiro lugar o que você vai transmitir. A mensagem precisa ter conexão com o ambiente.

Na cena onde o dono de uma empresa vai gravar, por exemplo, ele deve estar em primeiro plano e, ao fundo, os funcionários executando normalmente as suas tarefas ou ainda maquinários em funcionamento.

Enfim, neste caso o ambiente deve remeter àquilo que o empresário oferece como negócio.

É uma excelente estratégia de engajamento, pois estas cenas ficarão gravadas no subconsciente do seu público e eles se lembrarão de você quando quiserem informações sobre o seu nicho de mercado.

Outro ponto importante é sempre que você for definir o local, além de considerar se ele tem conexão com o que você vai transmitir no vídeo, é preciso saber também se ele está preparado para o tipo de gravação que você deseja produzir.

Se você planejou gravar algum assunto que demande a total atenção da sua audiência o ideal não é fazer externas, pois neste tipo de cenário há muita movimentação e a possibilidade de ocorrer diversos fatores que podem arruinar a sua gravação.

Ambientes externos são ideais para gravação de dicas. Mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados para não perder todo o trabalho e tempo.

Sim! É possível tratar ruídos ou mesmo movimentos na hora de editar o vídeo, mas, acredite, não dá para fazer milagres!

Antes de arriscar, faça testes. Visite o local, observe a movimentação de pessoas, se há animais como cachorros ou pássaros nas redondezas.

Ambientes onde há construções mesmo distante pode atrapalhar o seu áudio. Por isso, fazer testes é a forma mais eficaz para não arruinar o seu dia e aproveitar ao máximo todas as cenas da sua gravação.

Outro fator muito importante é a escolha de locais fechados (ou ambientes internos). Uma livraria, por exemplo.

Eu mesmo já fiz gravações em livrarias, lojas de móveis planejados, shoppings, etc.

Neste caso, lembre-se sempre de entrar em contato antecipadamente com o gerente ou mesmo com o dono do
estabelecimento e verificar a possibilidade de usar algum espaço específico que você tenha e mente.

É bom ter a ideia definida para aumentar as chances do dono do estabelecimento autorizar.

Se o ambiente escolhido for algum cômodo da sua casa, você precisará cuidar de alguns aspectos importantes, como:

– Tamanho do cômodo: locais pequenos requerem organização, pois na hora de gravar você precisa de espaço para enquadramento e efeitos de iluminação perfeitos para manter a qualidade do vídeo.

Além disso, espaços pequenos tendem a causar mais acidentes com equipamentos. Imagine tripé para cá, cabos para lá, softboxes e outros equipamentos ocupando o mesmo espaço, por isso, se optar por um espaço menor, procure deixá-lo o mais organizado o possível.

– Acústica: O ideal é buscar ambientes isolados do barulho externo. Áreas residenciais tendem a ter mais ruídos ou barulhos, seja de carros de som, cachorros latindo, vizinhos ouvindo música, etc. Caso não consiga o isolamento necessário, deverá investir em outras estratégias para que isso aconteça.

Certamente você já deve ter observado algum estúdio profissional nesses programas de TV. O ambiente é todo forrado com um tipo de espuma escura ou, em alguns casos, com embalagens de caixa de ovos (recurso mais popular e menos oneroso). Este tipo de material é conhecido como amortecedor de som.

Mas, não é só a espuma que ajuda a eliminar o eco. Materiais macios como lonas, cortinas, madeiras e tapetes absorvem as ondas sonoras e quase não refletem o som. Por isso as paredes dos auditórios, por exemplo, são geralmente cobertos de madeira.

No caso dos vídeos, você vai precisar fazer um tratamento acústico no ambiente onde habitualmente são feitas as suas produções. Pode ser facilmente resolvido com o uso de alguns detalhes, tais como: cortinas grossas nas janelas, tapete de pêlo alto (grosso), por exemplo.

Caso não seja possível colocar cortinas, você pode usar colchões de solteiro encostados nas paredes (principalmente nos cantos), o usar almofadas dispondo-as estrategicamente para diminuir a reverberação do som no estúdio.

Ponto-chave que você precisa saber: NÃO EXISTE microfone que elimine eco! Não se iluda! Para eliminar o eco, somente usando materiais que ajudem a absorver a reverberação do som.

O problema de eco nos vídeos é mais comum do que se imagina, mas, definitivamente, se você quer fazer vídeos de excelência e manter a atenção da sua audiência, invista na qualidade da acústica do seu estúdio.

– Cor das paredes: Parece supérfluo, mas a cor das paredes também influencia na imagem do seu vídeo. Isso acontece porque as cores podem funcionar como refletores e alterar a cor da imagem captada pela câmera.

Por isso, dê preferência às cores foscas e neutras, fazendo com que a luz seja absorvida e não refletida!

DICA 2: ILUMINAÇÃO

Para fazer uma boa iluminação artificial no seu vídeo você não precisa necessariamente investir em equipamentos caros.

Com materiais super baratos e que, muito provavelmente, você já tem aí na sua casa, é possível tranquilamente montar um set up com a iluminação ideal.

Antes de efetivamente partir para a gravação, é necessário ter uma noção de como as luzes deverão estar posicionadas a fim de esquematizar todos os efeitos desejados na imagem final.

Existem algumas técnicas a serem observadas na hora de montar a iluminação. Uma delas é a chamada iluminação de 3 pontos, sendo:

– Luz principal
– Luz de preenchimento
– Luz de fundo 

E ainda a contra-luz.

ESQUEMA DE CONTRA-LUZ:

A contra-luz é um efeito muito importante, pois proporciona um diferencial na imagem no vídeo deixando o apresentador destacado do fundo.

Veja:

___ SEM O EFEITO DA CONTRA-LUZ

 

 

 

 

 

 

___ COM O EFEITO DA CONTRA-LUZ

É importante ter um cuidado especial com este efeito. Para isso, basta dispor uma folha de papel ofício ou cartolina na parte superior da luminária.

Quer saber exatamente como fazer este esquema de iluminação CLIQUE AQUI.

DICA 3: ESTÚDIO CASEIRO

Saber como montar um set up para gravar em casa é o “pulo do gato” para quem está começando e não tem como investir em um ambiente mais sofisticado para montar um estúdio.

No contexto da gravação de imagens (vídeos), um set up corresponde à disposição e instalação de luzes e câmera, e também se refere ao posicionamento da câmera para a gravação de um plano específico.

POR ONDE COMEÇAR?

Eu sei que tem uma galera começando a fazer vídeos no Youtube, gravando todos os dias ou todas as semanas, interessados em manter um relacionamento com sua audiência, e vejo que há uma necessidade muito grande em montar um set up (o cenário ou lugar) onde essas pessoas pensam em gravar seus vídeos.

É muito importante ter essa preocupação, pois o ambiente onde é gravado um vídeo é como uma identidade para o que será abordado.

O cenário não é só uma questão de objetos bem dispostos, mas o porquê deles estarem ali, pois eles dão sentido à personalidade do interlocutor em conjunto com sua narrativa.

E não é só isso, você precisa se sentir acomodado e à vontade para que a sua mensagem seja passada de maneira mais espontânea possível e, neste sentido, um set up bem montado é a chave para um resultado de excelência.

Portanto, pensar em como montar um set up em conjunto com os demais elementos que estarão em cena, é um excelente ponto de partida para começar a gravar seus vídeos.

AJUSTES TÉCNICOS:

– Estabilizando a câmera/Enquadramento: Algumas caixas de sapato ou livros, algo que possibilite que a câmera fique numa altura ideal para fazer o enquadramento, além disso você vai precisar controlar a altura da cadeira na qual você vai ficar posicionado.

Parece besteira, mas cuide para não deixar a câmera abaixo do nível dos seus olhos!

O que ocorre é que este ângulo caracteriza uma postura arrogante, de prepotência… É isso mesmo! É assim que as pessoas podem interpretar. Para evitar isso é só dispor a câmera na altura dos seus olhos!

– Luz: Você pode aproveitar a luz natural, mas muito cuidado para não deixar sombras. Nunca grave o vídeo contra a luz (a câmera precisa estar “de costas” para a luz, de forma que você esteja contra a janela).

– Lente: Preste muita atenção na lente que você vai usar!

O ideal é utilizar uma lente que possibilite gravar mais de perto, pois, sozinho, você vai precisar se visualizar no visor da câmera.

Além do mais, considere que talvez o fio do seu microfone não possibilite que a sua distância seja maior em relação à câmera.

Veja instruções para você saber montar seu set up caseiro na prática CLICANDO AQUI.

MAS, EU NÃO TENHO EQUIPAMENTOS…

Neste caso, não se preocupe! Use o que tem em mãos…

O ideal é você saber que os equipamentos indispensáveis para iniciar são: um Smartphone e um microfone de lapela para captar bem o áudio.

De resto, basta a vontade, a criatividade e estudar as técnicas para gravar vídeos de qualidade.

O Youtube oferece diversos vídeos conhecidos como DIY.  Até softbox e tripé você mesmo pode fabricar… É um paliativo, mas já é uma maneira de não ficar parado!

Vá no Youtube e digite: DIY Softbox ou DIY Tripé, etc…

Não se preocupe com nenhuma aquisição agora, ainda mais que estes tipos de equipamentos caseiros não aparecem no vídeo.

Por enquanto, mantenha o foco no conteúdo e capriche na criatividade! 😉

Uma outra dica de material caseiro é o BALDE BOX. Esta foi a maneira mais criativa que o meu aluno Marcos Ashur descobriu para sanar a falta de um Softbox.

Quer saber como ele fez? É só digitar “Balde Box” no Youtube ou CLICAR AQUI!

MICROFONE DE LAPELA IDEAL

Para começar, eu indico o microfone Rode Smartlav Lavalier.

Caso não tenha recursos para adquirir seu microfone de lapela, poderá criar seu próprio microfone.

Materiais:
1 cola (tipo super bonder)
1 lixa
1 tesoura

1 garra tipo jacaré (que é facilmente encontrada em papelarias ou você pode já ter aí na sua casa, em crachás usados)

Acompanhe o passo-a-passo CLICANDO AQUI.

Com estes equipamentos, você já consegue produzir seus primeiros vídeos.

DICA 4: OBJETOS E DETALHES PARA COMPOREM A CENA

Como forma de compor a decoração do ambiente, a parede pode ser toda de uma cor, nada de muito escuro ou chamativo, pois pode desviar a atenção de quem está assistindo.

É comum o uso de papel de parede. É um elemento fácil de encontrar, inclusive existem lojas específicas que vendem esse tipo de produto.

Quando se trata de cor de parede e objetos de decoração, a regra é clara: Precisa ser conciso com a sua mensagem! Nada de desenhos na parede ou coisa muito chamativas. E, se acaso chame a atenção, deve ter conexão com o que você está transmitindo.

Uma técnica super usada e que eu indico fortemente é deixar o fundo desfocado. Isso permite que você use elementos chamativos, mas mantenha a atenção em você, que estará em primeiro plano.

 

ALGUMAS IDEIAS DE OBJETOS DECORATIVOS PARA VOCÊ SE INSPIRAR:

  • Youtubers: Geralmente são vídeos de humor, portanto é permitido o uso de objetos mais divertidos e descontraídos.
  • Vídeos para público especificamente feminino (tutoriais de decoração ou maquiagem): Objetos como flores, pincéis de maquiagem são super bem vindos para comporem o cenário.
  • Vídeos de viagens: Use um globo ou quadros de pontos turísticos famosos, como por exemplo: a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, o Arco do triunfo, etc.
  • Vídeos de Profissionais Liberais: Utilize elementos que remetam o público à profissão de acordo com o assunto do vídeo.

Enfim, são diversos os elementos que podem ser usados para compor o cenário de um vídeo.

Basta ter criatividade!

MAIS ALGUMAS IDEIAS…

  • Quadros contendo figuras quem tenham conexão com a mensagem do vídeo ou mesmo figuras abstratas, são uma excelente ideia para contribuir na decoração e ainda dar um ar requintado ao ambiente.
  • Quadrinhos e nichos são sempre excelentes opções, principalmente se você tem uma parede branca ou que esteja com alguma ranhura ou desgaste.
  • As luzes costumam dar um efeito bem legal nos vídeos, principalmente se a câmera desfocar o cenário ao fundo.

                           

DICA 5: O ELEMENTO PRINCIPAL DA CENA – VOCÊ!

 

  • SUA IMAGEM:

Sim! Ter cuidado com a própria imagem na hora de fazer os vídeos é muito importante!

Por isso é importante você saber como se portar em frente à câmera e tomar os devidos cuidados em relação à vestuário, posição das mãos, gestos e os demais detalhes que você precisa reconhecer em si mesmo e adaptar de forma que o resultado ajude a conquistar sua audiência.

Se “portar” é o mesmo que se “apresentar”, portanto, temos aqui uma relação muito plausível e que é de nosso total interesse: a imagem, que apesar de parecer supérfluo, é essencial!

Uma pessoa bem produzida gera confiança, respeito e autoridade na audiência. 

Cuide da sua aparência no vídeo! Um bom conteúdo unido à um interlocutor que esteja bem portado diante da câmera, deixa não só uma excelente primeira impressão, mas também uma presença marcante e permanente na mente do público.

Então, vou deixar sugestões mínimas aqui…

Mulheres: Nada de roupas muito decotadas, nem acessórios hiper chamativos, maquiagem pesadíssima, etc.

– Regra de ouro: a atenção precisa voltar para a sua mensagem e não para você, necessariamente (a não ser que este seja seu objetivo principal).

Homens: Nada de camisetas regatas, aquela camisa aberta até a altura do estômago, barba mal cuidada.

– Lembre-se: Um aspecto desleixado reflete amadorismo. Descarte por completo essa ideia!

  • SAIBA COMO PORTAR-SE MELHOR EM FRENTE À CÂMERA:

1) Faça selfies: Por incrível que possa parecer, a famosa “selfie” ajuda muito neste quesito, pois nos força a sermos mais exigentes com a nossa aparência, a nos olhar de maneira um pouco mais crítica.

E isso é muito bom!

Você acaba se conhecendo e sabendo qual o melhor ângulo, posição da cabeça, ombros, enfim, a postura em geral.

Por isso, use esta ferramenta para se analisar em selfies. Assim poderá saber exatamente como sair bem no vídeo.

2) Posição corporal: Ao gravar, foque seu olhar na lente da câmera, afinal mesmo que não presencial, você está falando com as pessoas (milhares): a sua audiência.

Acredite! Olhar diretamente para a lente da câmera vai influenciar na posição do queixo, pescoço e até na posição dos braços, dando uma postura ideal para você se sentir mais à vontade em relação a alguns detalhes que talvez lhe incomodem (o que, na realidade, não necessariamente precisa ser um problema).

Você não pode deixar que certos detalhes influenciem no resultado final, apenas tente melhorá-los, e é exatamente para isso que estamos dados estas dicas.

3) Posição das mãos: Cuidado com a posição das mãos! Os gestos são muito evidentes quando você está passando alguma mensagem.

O que acontece é que, sem querer, subliminarmente, você pode estar passando outros tipos de mensagens, e isso não é legal.

Observe-se! E se perceber algum gesto estranho ou algum vício (cacoetes) tente evitá-los ou mesmo eliminá-los nas suas próximas gravações.

Mas, é muito importante cuidar para que não fique algo mecânico ou artificial.

Tudo é questão de autoconhecimento!

Quando você se conhece, sabe exatamente o que evitar na hora de gravar e também qual a posição que lhe é mais confortável.

Considere sempre:

“A sua imagem é o que dá credibilidade ao conteúdo. Portanto, cuide da sua imagem!

Chegamos ao final deste material preparado exclusivamente para você que deseja produzir vídeos de qualidade em todos os detalhes.

Obrigado por ter chegado até aqui!

Colocando estas dicas em prática, a qualidade dos seus vídeos vai melhorar consideravelmente e seu público irá notar a diferença! 

Este material está disponível para você baixar aí no seu computador. Clique abaixo e faça o download:

Um grande abraço do seu amigo,

Michael Oliveira
#VideosVendemMais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...