7 Dicas de Microfones para Gravar Vídeos com Smartphones

Quem produz vídeo ou deseja começar as suas produções precisa saber sobre a importância da qualidade na captação do áudio.

Sim! Um áudio ruim pode comprometer o vídeo todo!

Pensando nisso foi que eu criei este material onde você vai ter acesso às 7 dicas de microfones para gravar vídeos com Smartphones.

Começando do começo

Bem, já que estamos falando sobre gravar vídeos de qualidade, nada mais justo que “começar do começo” e com o recurso certo.

Quem sabe você esteja entre aquelas pessoas que acreditam na autoridade que um vídeo pode proporcionar e deseja muito colocar em prática essa ideia, porém ainda não têm o equipamento ideal.

Uma das maneiras mais práticas e eficientes de começar a fazer vídeos é utilizando o que já temos em mãos.

Provavelmente você tem um Smartphone, certo?

Se sim! Ótimo! Você já pode começar a gravar seus vídeos.

Mas, antes de sair gravando, que tal conhecer alguns aspectos que podem dar ao seu espectador uma excelente experiência e deixá-lo cada vez mais apaixonado pelos seus conteúdos?

Um dos elementos essenciais que faz parte da arte de produzir vídeos e que você precisa considerar é o ÁUDIO.

O áudio é responsável por pelo menos 50% da qualidade dos vídeos.

Tenha certeza, um áudio ruim pode aniquilar todo o seu trabalho, pois tem o poder de passar uma impressão negativa para o público, que pode nunca mais voltar a assistir seus vídeos.

Não adianta ter aquela qualidade espetacular de imagem, se o áudio não estiver à altura.

A importância do áudio

Não que alguns elementos sejam mais importantes ou relevantes que outros, mas mesmo que uma imagem não tenha uma qualidade perfeita e nítida.

Se o conteúdo que está sendo transmitido interessa ao espectador, certamente ele se manterá na frente da tela, seja de um computador ou da TV.

Você já observou como as pessoas se comportam nestas situações?

Elas resistem à uma imagem sem muita qualidade, já um áudio ruim, ninguém perdoa.

Por que isso acontece?

Bem, nossos ouvidos são mais sensíveis e seletivos, e percebem ruídos mesmo que não o notemos inicialmente.

São sons geralmente intermitentes que nosso cérebro capta, mas que só vão realmente ser relevantes se ficarmos expostos à estes ruídos por longo tempo.

Por exemplo, você está em um ambiente onde há pessoas falando, carros passando na rua, enfim, uma cena do cotidiano a qual estamos acostumados.

Agora, imagine a mesma cena com o som de uma britadeira ao fundo…

Porém ela está há metros de distância e você só se dá conta do ruído porque ele não faz parte daquele ambiente onde você está inserido e, além disso, o ruído não para…

Assim acontece com os sons ou ruídos que não fazem parte do contexto nos vídeos.

No nosso mundo dos vídeos, saber como certos sons interferem de maneira a prejudicar o resultado de uma produção é de extrema importância.

De acordo com os cientistas sociais, RUÍDO é a expressão usada para definir qualquer força que interfira na comunicação, ou seja, este tipo de som (mesmo imperceptível) tem grande influência na comunicação.

A verdade é que um áudio de qualidade, somado à uma imagem de qualidade e um conteúdo coerente, certamente eleva (e muito!) as chances de você transmitir a mensagem que deseja e fazer com que a pessoa continue atenta ao seu vídeo do começo ao fim.

O áudio não deve ser considerado somente como um complemento na produção de um vídeo, mas como um elemento essencial, assim como a imagem.

Este elemento é tão essencial que é possível divulgar conteúdos por PODCASTS, por exemplo. Basta a voz e uma captação com qualidade, e pronto! A mensagem chega aos ouvidos de quem estiver interessado no assunto.

E o que dizer do rádio? Ainda é o maior, o mais popular meio de comunicação e o de maior alcance. E qual é o principal meio usado neste dispositivo de comunicação? O ÁUDIO!!!

E eu sei que, seja qual for o apresentador, o mais profissional, o mais famoso, o mais TOP do mercado, se vier a apresentar um programa e o áudio for amador, jamais este programa se manterá no ar.

Sim! Pois o público é exigente e seus ouvidos ainda mais.

Então, por que você acha que os SEUS VÍDEOS não necessitam da mesma atenção? Merecem, sim! Muito mais se pensarmos que deles depende o seu negócio.

E podemos considerar que é também uma maneira de agradar o seu público!

A acústica

E por falar em recursos audio visuais, precisamos considerar outro fator que influencia muito no áudio do vídeo. Estamos falando da acústica.

A acústica também faz parte da captação e do planejamento de som quando pensamos em uma produção em estúdio ou local fechado.

Pensar em um ambiente favorável ou preparar recursos para que o som não tenha aquele eco que deixa o vídeo com aspecto amador, é outra maneira de garantir a qualidade do vídeo produzido.

O eco nada mais é que um som refletido e provoca séria interferência na audição.

O que acontece é que a reverberação do som dá a sensação de que uma palavra está se sobrepondo à outra, causando confusão.

Portanto, não só os ruídos podem repelir o seu público, mas o eco também.

 

Como resolver este problema?

Certamente você já deve ter observado algum estúdio profissional nesses programas de TV.

O ambiente é todo forrado com um tipo de espuma escura ou, em alguns casos, com embalagens de caixa de ovos (recurso mais popular e menos oneroso).

Este tipo de material é conhecido como amortecedor de som.

Mas, não é só a espuma que ajuda a eliminar o eco.

Materiais macios como lonas, cortinas, madeiras e tapetes absorvem as ondas sonoras e quase não refletem o som. Por isso as paredes dos auditórios, por exemplo, são geralmente cobertas de madeira.

No caso dos vídeos, você vai precisar fazer um tratamento acústico no ambiente onde habitualmente são feitas as suas produções.

Pode ser facilmente resolvido com o uso de alguns detalhes, tais como: cortinas grossas nas janelas, tapete de pêlo alto (grosso).

Caso não seja possível colocar cortinas, você pode usar colchões de solteiro encostados nas paredes (principalmente nos cantos) ou usar almofadas dispondo-as estrategicamente para diminuir a reverberação do som no seu estúdio.

O problema de eco nos vídeos é mais comum do que você imagina, mas, definitivamente, se você quer fazer vídeos de excelência e manter a atenção da sua audiência, invista na qualidade da acústica do seu estúdio.

IMPORTANTE! NÃO EXISTE microfone que elimine o eco! Não se iluda! Para eliminar o eco somente usando materiais que ajudem a absorver a reverberação do som. 🙂

 

Agora que você já está ciente da importância que o áudio de qualidade tem nas suas produções, chegou a hora de conhecer as 7 dicas de microfones para gravar vídeos com Smartphones.

São 7 maneiras diferentes de captar o áudio quando você for gravar com o seu Smartphone:

DICA 1: 

  • Sem microfone – Você pode utilizar o microfone (de fábrica) acoplado no seu Smartphone, desde que em um ambiente onde não haja eco ou ruído, pois como o microfone do Smartphone fica geralmente na parte inferior do aparelho, ele acaba captando todo o ruído para onde ele está direcionado.

Para gravar um vídeo com o celular, você vai precisar deixá-lo na posição horizontal, portanto, o microfone estará voltado para a lateral e não para a sua boca.

Por isso é importante que o ambiente esteja totalmente livre de qualquer ruído que possa ser captado.

Lembrando que esta é uma maneira recomendável somente para quem está começando e que realmente não tenha recursos para investir em um microfone no momento.

DICA 2:

  • Utilize um microfone de lapela – Basta colocar por baixo da camisa de forma que o fio não apareça no vídeo. Os modelos que recomendo são:

– Audio Technica ATR3350: este possui um cabo longo que permite você se posicionar um pouco mais distante do Smartphone e poder ter um ângulo diferenciado.

– Rode Smartlav Lavalier: apesar de ter um cabo curto, ele entrega um ótimo resultado na captação do áudio.

DICA 3:

  • Usar 2 Smartphones – Você pode aproveitar um Smartphone um pouco mais velho para fazer a captação do áudio, ao invés de comprar um gravador externo.

Basta você acoplar este Smartphone em um suporte, com o lado onde fica o microfone voltado para a sua direção e pronto!

Lembre-se de cuidar para que este Smartphone não apareça na cena.

DICA 4:

  • Microfone de lapela e o seu Smartphone como gravador – Se você tiver um segundo Smartphone, pode colocar o microfone de lapela como o da Rode.

Basta abrir o aplicativo de gravação, plugar o seu microfone e começar a gravar.

Não se esqueça de testar se o áudio está sendo realmente captado.

DICA 5:

  • Microfone Direcional
    – Microfone Boom: Outra forma de você captar o seu áudio com qualidade utilizando o seu Smartphone é com o microfone direcional.

Você só precisa utilizar a mesma solução do pedestal.

O único diferencial é que você vai precisar usar um adaptador para plugar no seu Smartphone (cabo adaptador P3 – P2) que pode ser facilmente encontrado no Mercado Livre ou na Amazon.

Lembre-se que como você vai precisar usar o suporte, será necessário um extensor de microfone P2.

Além disso, como se trata de um microfone direcional, portanto você deve apontá-lo diretamente para a sua boca cuidando para que o equipamento não apareça no vídeo.

– Microfone Yoga HT-81: Você só vai precisar trocar o plugue de um P10 para um P2 (que pode ser feito em uma eletrônica). Com o adaptador, ele pode ser plugado direto no seu Smartphone.

DICA 6:

  • Microfone sem Fio – Esta é uma maneira um pouco mais engenhosa que requer um pouco mais de criatividade com o áudio de um transmissor e um receptor.

Com isso eu consigo fazer a transmissão do vídeo diretamente pelo Smartphone com uma qualidade de áudio muito boa.

Você pode, inclusive, criar o seu microfone sem fio a partir de um fone de ouvido que não use mais.

>>> VEJA COMO AQUI <<<

DICA 7:

  • Gravador – Eu utilizo o modelo Zoom H4, mas pode ser qualquer outro tipo de gravador que permita você gravar o áudio separadamente do seu Smartphone.

O posicionamento é o mesmo já mencionado nas outras dicas usando o suporte (pedestal). Depois é só sincronizar o áudio na edição.

>>> CLIQUE AQUI para saber como sincronizar o áudio na edição.

⇒ Eu separei o vídeo com o passo-a-passo das dicas mencionadas acima para você…

É só CLICAR AQUI. 

Espero que você coloque em prática tudo o que preparei neste artigo.

Não protele o seu sonho de produzir vídeos de qualidade e divulgar seu negócio ou produto na Internet.

TENHO UM PRESENTE PARA VOCÊ! 

Quer saber mais sobre COMO GRAVAR VÍDEOS UTILIZANDO O SEU SMARTPHONE?

>>> CLIQUE AQUI <<<

INSCREVA-SE E BAIXE O SEU E-BOOK

12 Dicas Infalíveis de Como Gravar Vídeos com Smartphones

São dicas que você precisa conhecer e implementar nas suas primeiras produções para não errar e entregar vídeos de excelente qualidade usando o seu Smartphone.

Um grande abraço do seu amigo,

Michael Oliveira
#VideosConectam

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...