Como captar o áudio em uma reunião

Mesmo não sendo uma situação muito usual, é interessante ter “na manga” uma estratégia diferente para produzir vídeos, como por exemplo, em um debate, uma “mesa redonda” como costuma-se dizer. Saber como captar o áudio em uma reunião com este tipo de formato é essencial.

Hoje eu vou dar algumas dicas de como você pode fazer a captação do áudio de forma bem simples e dinâmica, usando os equipamentos ideais.

Óbvio, Michael! Um microfone de lapela resolve.

É lógico que você pode pensar em colocar um microfone de lapela em cada um dos participantes, mas para isso você teria que investir uma boa grana em equipamentos. Seria necessário uma mesa de corte e, obviamente, um microfone de lapela para cada um dos participantes. Isso sem mencionar que não é a estratégia mais prática, pois as pessoas precisam se movimentar e, sem querer, podem tocar no microfone deixando algum ruído inesperado, arriscando arruinar o resultado final da gravação.

Então, não! Esta não é a melhor solução!

Equipamentos que indico:

Um bom microfone direcional é uma ferramenta essencial para seu kit HDSLR ou qualquer outra câmera de vídeo.

Para resolver este problema, vou deixar duas dicas. Duas alternativas para você fazer este tipo de gravação:

  • Microfone direcional: Este microfone vai captar o som sempre apontando para uma direção de 45 a 120 graus, ou seja, tudo o que estiver neste raio de captação. Claro que corre o risco de captar outras interferências, mas no caso, sendo um bate papo, é até interessante captar o que outra pessoa está falando no momento. Além disso, ele tem funcionalidades para captação de áudio específicos para serem usados em lugares com muito som (uma festa, por exemplo). Neste caso, a regulagem ideal é o “-10”.

Eu estou falando especificamente do microfone Rode VideoMic Pro, um dos microfones mais usados pelos vlogers (saiba mais AQUI).

Este microfone é alimentado por bateria e sua principal atratividade é que por ele ser plugado diretamente na câmera, o áudio captado não precisa ser sincronizado depois na edição.

Eu sugiro que você faça um pequeno review das funções deste microfone, faça uns testes para melhorar a sua adaptação às funções do microfone antes de ir para a ação, ok?! 😉

  • Microfone “boom”: Este microfone proporciona uma excelente captação de áudio. Basta direcioná-lo para a pessoa que estiver falando, cuidando para que o mesmo não apareça no enquadramento.

O Boom é uma excelente opção para quem pode investir um pouco mais e quer fazer uma captação mais direcionada. Esses microfones são indicados para todo tipo de produção por sua maleabilidade, ou seja, de acordo com a necessidade da sua produção e com o equipamento que você tem.

Obviamente que, para utilizar este tipo de microfone, você vai precisar de um assistente, mas vale o empenho pois a captação do áudio neste tipo de microfone é excelente, pois ele proporciona uma maior proximidade e captar um áudio mais “limpo”, deixando que os ruídos externos sejam menos evidentes.

Quer saber mais sobre equipamentos para captação de áudio para os seus vídeos? É só CLICAR AQUI e ter acesso ao meu guia exclusivo de Microfones.

Assista o vídeo na íntegra:

Comente este post no Facebook