Como Criar Pautas para Vídeos

Você que imaginava que a pré-produção de um vídeo está relacionado somente à câmeras, equipamentos de som e iluminação se enganou!

Na verdade é essencial que, primeiramente, você tenha a mentalidade de quem vai produzir vídeos, e saber como criar pautas para vídeos é o passo inicial mais importante, pois sem essa etapa você não terá um direcionamento, muito menos “o que” oferecer, de fato, à sua audiência.

Sem conteúdo seus vídeos não terão porquê serem criados.

Vídeos feitos sem propósito não são o foco das dicas aqui, então, se você não tem objetivos com seus vídeos, fique à vontade para procurar outra matéria para ler.

Caso contrário, está no lugar certo!

A partir de agora você vai saber exatamente onde buscar ideias para gerar conteúdo para os seus vídeos, conquistar o seu público ideal e torná-los seguidores e até mesmo clientes fieis!

Qual a importância de saber onde buscar conteúdos?

Se você sabe exatamente quem é seu público alvo e sabe como buscar informações sobre ele, vai ter a chance e a oportunidade de criar conteúdo para o seu público.

Este material está sendo compartilhado para você que entende muito bem do seu negócio, sabe exatamente o que está ofertando, mas ainda não sabe como gerar conteúdo ou como encontrar assuntos relacionados ao seu produto para contribuir de maneira assertiva ao seu público.

A partir de agora você vai saber exatamente onde encontrar fontes inesgotáveis de conteúdos para produzir materiais de excelência para o seu mercado e divulgar seu produto, serviço ou marca através dos vídeos na Internet.

A própria web, com seu maior site de busca,  é uma super fonte de acesso à conteúdos e informações. Você só precisa filtrar e afunilar esta pesquisa da forma correta.

E é isso que você vai poder conhecer aqui, neste material!

Onde encontrar conteúdos para vídeos?

Primeiramente, antes de começar a planejar o conteúdo para a produção de um vídeo, você precisa identificar se o assunto que está sendo abordado é algo que você realmente domina.

Para isso, você precisa observar se no período de 1 ano inteiro este assunto foi abordado de maneira espontânea, com paixão suficiente, que faça você se sentir à vontade.

Se sim, você provavelmente domina bem o assunto e é o que deve ser definido como o “carro-chefe” dos conteúdos que você vai compartilhar.

Com as dicas contidas aqui você vai aprender a criar uma pauta para produzir vídeos para a as próximas 52 semanas, se quiser!

É importante lembrar que, quando você menciona um conteúdo que já foi publicado, é importante que você abstraia as suas impressões daquela fonte, ou seja, leia o material e compartilhe a partir daquilo que você interpretou.

Considere sempre agregar algo pessoal ao que você leu, como por exemplo, as suas experiências, aquilo que você já viveu ou que já aconteceu no seu mercado, com seus clientes.

Da fonte, você vai apenas extrair a ideia, mas aquilo que você vai divulgar como seu, deve ter a SUA interpretação. O que eu quero dizer é: NUNCA copie e cole um conteúdo! Jamais usurpe aquilo que foi escrito por outras pessoas. Mesmo porque isso é proibido por lei.

Caso você decida citar na íntegra o conteúdo, deverá sempre mencionar a fonte.

Estas são ações bem vistas pelas pessoas, e engrandece você perante a sua audiência, pois dá a impressão de que você é uma pessoa culta e que está bem informado não só sobre o conteúdo, mas a respeito das regras que permeiam o mundo informativo.

Portanto, considere esta dica inicial, de forma a valorizar ainda mais o conteúdo que você pretende oferecer ao seu público, sejam seguidores ou futuros clientes que você deseja impactar.

Conheça, a seguir, as FONTES DE PESQUISA para você ter como base e criar seus próximos materiais:

  • LIVROS:

Certamente é uma fonte segura, quente e com informações que agradam a vários mercados.

Se um livro está no mercado, é conhecido e fez sucesso, este conteúdo, por si só, já é validado, pois tem credibilidade.

Você pode pesquisar em e-books, online (pelos sites de pesquisa como o ESTANTE VIRTUAL ou pela AMAZON), ou através de livros físicos (impressos), etc.

  • REVISTAS:

Esta é a fonte de ouro!

Revistas são uma excelente fonte onde você pode conseguir conteúdo para passar meses gravando sobre o assunto que quiser.

Mesmo olhando somente a capa você já consegue muita inspiração.

  • PROGRAMAS DE TV À CABO:

Um exemplo típico de programa que pode inspirar um construtor ou um corretor de imóveis, por exemplo, é o “Irmãos à Obra” do Discovery Home & Health.

E se você é proprietário de um Pet Shop ou é veterinário, por exemplo, que tal assistir o canal Animal Planet? Lá tem muita dica legal para quem precisa buscar informações ou modelar as técnicas de filmagem usadas neste nicho.

Outro exemplo: o programa “O Sócio”, onde você pode modelar o estilo de gravação para a sua empresa.

E você nem precisa, necessariamente, assinar uma TV à cabo.

Se você acessar os vídeos destes programas disponíveis no Youtube, já pode contar com muita informação relevante para te inspirar.

Eu nunca mais consegui assistir a um programa de TV sem analisar o tipo de filmagem que foi feita, a iluminação, o tipo de película (filtro) usada, os enquadramentos, enfim, cada técnica que aparece em uma cena.

Inclusive, eu até faço um print da cena para analisar melhor depois e reproduzir nos meus vídeos.

E você pode começar a fazer o mesmo como forma de filtrar alguns detalhes e implementar nos seus vídeos também.

Trata-se de um site onde os consumidores expõem suas reclamações ou queixas a respeito de um produto ou atendimento.

Neste caso, você pode acessar este site e analisar os comentários, ou seja, é uma fonte incrível para você saber quais as principais objeções das pessoas a partir do perfil do seu concorrente.

Busque por empresas que tenham conexão com o seu nicho de atuação no mercado e veja quais os principais pontos a serem observados para você fazer diferente no seu negócio.

Por exemplo, se o seu concorrente falha na entrega de um produto, é exatamente isso que você deve destacar no seu vídeo.

Torne este o ponto foco do seu diferencial em relação ao seu concorrente!

Trata-se de um site onde as pessoas, membros da comunidade, trocam informações e dúvidas, e outras pessoas respondem.

Você pode buscar pela palavra-chave de seu interesse e analisar quais as objeções das pessoas.

Mais super fonte onde você pode conseguir várias respostas interessantes para fazerem parte da sua pauta para vários vídeos.

  • READLINE DE REVISTAS:

Trata-se de uma técnica super interessante par você poder se inspirar e criar conteúdos para o seu público.

O segredo para encontrar a melhores manchetes está nas revistas especializadas.

E você nem precisa adquiri-las, basta fazer uma pesquisa sobre a revista no Google Imagens de acordo com o nicho que você atua e de acordo com o assunto de seu interesse.

Você terá acesso rápido e fácil às capas destas revistas e todos os assuntos possíveis para te ajudar a criar o seu conteúdo para vídeos.

A dica é: Anote tudo ou faça prints da tela para não esquecer daquele assunto interessante.

Lembre-se de que estou falando apenas de uma ideia para você se inspirar, ok?

Nada de ficar copiando matérias por aí!

E se você não encontrou algo que tenha conexão direta com o seu nicho, pode pesquisar por assuntos que sejam mais ou menos parecidos e adaptar à sua necessidade.

Pode ter certeza, você vai ter assunto para meses de conteúdo, seja para seus vídeos, blog, Fanpage ou qualquer outro meio que imaginar.

Basta você pesquisar pelo assunto de seu interesse, seguindo os mesmos moldes dos demais sites de pesquisa.

Trata-se de uma ferramenta do Google que te alerta a respeito de conteúdos de seu interesse. Basta configurar a ferramenta de acordo com a maneira que você deseja ser notificado.

Eu nem preciso comentar muito sobre o Youtube, pois já mencionei neste material e, por se tratar de um site muito conhecido, você certamente sabe como buscar as informações e assistir aos vídeos para se inspirar.

Apenas tome cuidado para não copiar o estilo, principalmente se você tem um concorrente direto e acabar transmitindo uma impressão errada, parecendo estar imitando a sua concorrência.

O ideal (e que eu recomendo), é cuidar para não abrir este tipo de precedente.

É possível entrar no site da Amazon e buscar os comentários nos reviews dos livros.

Livros em inglês são mais comuns das pessoas comentarem deixando seus reviews, depois é só você copiar a resposta e colocar no Google Tradutor ou ache a função de “traduzir esta página”.

  • SITES E PERFIS NO FACEBOOK DE SEUS CONCORRENTES:

Sim! Sites e perfis no Facebook são uma excelente fonte de conteúdo, basta observar os comentários deixados pelas pessoas.

Analise os comentários. São uma fonte incrível para você saber quais as principais objeções das pessoas a partir do perfil do seu concorrente.

  • CRIAR UM CANAL DE PERGUNTAS ABERTAS:

No final de alguns meus vídeos, eu deixo uma informação para as pessoas irem lá no meu site, clicarem na aba “Pergunte ao Michael Oliveira” e deixarem um comentário ou dúvida.

Eu criei este canal exclusivo de comunicação porque vi a necessidade de saber efetivamente o que as pessoas esperam de mim ou no quê eu posso ajudá-las.

O que você precisa fazer?

Crie um canal para receber perguntas dos seus seguidores. Pode ser através de vídeos, Facebook, e-mail, pessoalmente, etc.

Além de estreitar seu relacionamento, você terá uma forte ferramenta para ser assertivo e matar a objeção do seu público.

  • BLOGS E SITES:

Entre no Google e digite uma palavra-chave relacionada ao seu produto/serviço, e entre nos primeiros dez ou vinte sites.

Analise porque aquelas páginas estão bem relacionadas e estão entre os primeiros sites de busca do Google, quais os comentários encontrados nestas páginas.

Observe detalhes que certamente você não havia percebido e comece a se inspirar.

Agregue isso aos seus conteúdos.

Bom, eu quero agradecer por você ter acompanhado essas dicas até aqui!

Espero que este material tenha sido bastante esclarecedor e que você consiga fazer proveito destas dicas de forma a transformar o seu negócio através de conteúdos inteligentes feitos exclusivamente para a sua audiência.

Acredito fortemente que você vai testemunhar uma significante evolução na maneira como o seu público receberá os seus conteúdos.

Sua audiência certamente verá em você uma fonte proveitosa e confiável para agregar conhecimento e isso vai estreitar seu relacionamento com o seu público.

SE VOCÊ ESTÁ REALMENTE SÉRIO EM APRENDER MAIS SOBRE COMO GRAVAR VÍDEOS E CRIAR CONTEÚDO DE VALOR PARA A SUA AUDIÊNCIA ATRAVÉS DE PRODUÇÕES DE QUALIDADE EU TE CONVIDO A DAR O PRÓXIMO PASSO IDEAL COM O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO

E GARANTA A SUA INSCRIÇÃO NO TREINAMENTO

COMO GRAVAR MEU PRIMEIRO VÍDEO

No treinamento COMO GRAVAR MEU PRIMEIRO VÍDEO você vai aprender técnicas básicas para produzir seus primeiros vídeos e testar suas habilidades antes de ir para um próximo nível.

Não tenho dúvida de que se você seguir as dicas que compartilho neste curso poderá sair do absoluto zero e gerar novos clientes, novas vendas e ver o seu negócio crescer por causa dos vídeos.

Comece HOJE a criar as suas primeiras produções e divulgar seu produto, marca, serviço e seu nome na Internet com um custo baixíssimo mas com a qualidade profissional necessária.

INSCREVA-SE AGORA MESMO 

 

Nos vemos no lado de dentro!

 

Um grande abraço do seu amigo,

 

Michael Oliveira
#VideosVendemMais

ESTE CONTEÚDO ESTÁ DISPONÍVEL EM
PDF PARA VOCÊ BAIXAR AÍ NO SEU COMPUTADOR!

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...