Como Fazer Iluminação Caseira em Vídeos

A iluminação é uma das partes essenciais que precisa ser levada em conta na hora de gravar um vídeo. E, pensando em ajudar a minha audiência nesta etapa, resolvi compartilhar algumas dicas de como fazer iluminação caseira em vídeos. Você só precisa de alguns utensílios que geralmente podem ser encontrados em casa mesmo e, de quebra, pode contar com um excelente resultado, sem gastar nada.

Você já sabe que a iluminação é um dos 3 elementos essenciais para que a qualidade do seu vídeo seja realmente profissional, por isso você não pode ignorar este detalhe na sua produção.

Para fazer uma boa iluminação no seu vídeo você não precisa necessariamente investir em equipamentos caros. Com materiais super baratos e que, muito provavelmente, você já tem aí na sua casa, é possível tranquilamente montar um set up com a iluminação ideal.

Antes de efetivamente partir para a gravação, é necessário ter uma noção de como as luzes deverão estar posicionadas a fim de esquematizar todos os efeitos desejados na imagem final.

Existem algumas técnicas a serem observadas na hora de montar a iluminação. Uma delas é a chamada iluminação de 3 pontos, sendo: Luz principal, luz de preenchimento e luz de fundo.

1) Luz Principal: Esta técnica é própria para dar destaque ao personagem principal em frente à câmera. Esta luz fica disposta em um ângulo estratégico de 15º. Esta é chamada “luz principal” pois ela será o ponto de referência para os demais pontos de iluminação a serem usados neste esquema.

2) Luz de Preenchimento: Quando você posicionar a luz principal, vai notar que somente um lado ficou mais visível e destacado na cena, o outro lado ficará com sombras bem definidas. No lado onde há sombras, você disporá um outro ponto de luza  45º ao qual damos o nome de “luz de preenchimento”.

Para que o efeito aconteça de forma correta, é necessário suavizar a intensidade da luz (também conhecida como “luz difusa”). Esta luz não pode ser muito intensa para não “brigar”com a luz principal.

Para suavizar a luz deixando-a mais difusa para que seja captada de forma correta, vou deixar aqui uma dica bem útil para te ajudar nesta etapa. Veja o que você vai precisar:

  • Luz fria: pode ser uma lâmpada Phillips 24w

 

 

 

 

  • Luz de fundo: azul, pode ser da marca Taschibra

 

 

 

 

  • Papel ou cartolina

 

 

 

  • Fita adesiva

 

 

 

 

  • 2 folhas de papel manteiga

 

 

 

 

  • 1 caixa de sapato

 

 

 

 

  •  Luminárias: Existem 2 modelos deste tipo de luminária

– Com pé/suporte fixo (modelo abaixo)

 

 

 

 

 

– Com uma garra (modelo abaixo)

Como fazer:

Pegue o papel manteiga e disponha na frente da luz de maneira que nenhuma luminosidade saia:

Depois passe a fita adesiva prendendo bem o papel manteiga:

E pronto! Você já tem uma luz perfeita para fazer parte do seu set up.

 

3) Luz de fundo: No caso em tela, a luz azul ficará disposta atrás do personagem criando um efeito de contraste entre ele e o fundo. Essa luz deve ser móvel e fácil de posicionar, e pode ficar tanto no chão, virada para cima, quanto acima do objeto da cena. Ela deve ficar sempre oposta às outras duas luzes.

 

Este efeito é básico e serve para ser usado em todos os vídeos. Veja o esquema de como vai ficar na prática:

Atrás da pessoa ainda deve estar disposto um pano preto (para compor o fundo):

E ainda as duas luzes azuis (que você pode ou não utilizar, e também pode ser substituída por luz amarela, verde ou branca):

Agora que você sabe como fazer iluminação caseira em vídeos, pode se interessar por outros assuntos relacionados ao tema e que já foram publicados aqui no blog:

E se você deseja conhecer mais um dos elementos que compõem um vídeo de qualidade: o áudio e está sério em dar o próximo passo na produção de vídeos com excelente potencial e quer conquistar a sua audiência, eu tenho um presente para você:

BAIXE AQUI o seu Guia de Microfones.

Para ver mais detalhes das dicas deste artigo, assista na íntegra o vídeo abaixo:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...