Como fazer um microfone sem fio

Como fazer um microfone sem fio é a minha dica de hoje. Mostramos, na prática, como você pode construir um microfone sem fio (sem ter um fio conectado na câmera).

Você vai se surpreender com a qualidade do áudio deste equipamento simples e barato!

Antes de mais nada eu quero que você conheça o grande problema que existe por você não ter um microfone para utilizar nas suas gravações. (Veja no vídeo abaixo as cenas ilustrativas).

Quando nós adicionamos o elemento “microfone” na gravação é fácil perceber a diferença na captação do áudio, que chega limpo e claro para o deleite do seu público.

Mas, você pode falar: “Michael Oliveira, eu não tenho recursos para investir em um microfone agora…”

Bom, eu vou te dar uma dica incrível que vai resolver o seu problema (pelo menos como um paliativo até você adquirir o seu equipamento profissional), e melhorar consideravelmente a qualidade do áudio nas suas gravações.

A importância da captação do áudio

Já é tema pacífico que o áudio é responsável por pelo menos 50% da qualidade dos vídeos. Ele pode melhorar a experiência do seu espectador de uma forma muito considerável.

Um áudio ruim pode aniquilar todo o seu trabalho, pois, tenha certeza, ele tem o poder de passar uma impressão negativa para seu público. Não adianta ter aquela qualidade espetacular de imagem, se o áudio não estiver à altura.

Criando o seu próprio microfone de lapela sem fio…

Então, hoje nós vamos resolver este problema investindo pouquíssimo para isso:

Você vai precisar do seu Smartphone e de um fone de ouvido (que geralmente já vem de fábrica com o celular).

Materiais:
1 cola (tipo super bonder)
1 lixa
1 tesoura
1 garra tipo jacaré (que é facilmente encontrada em papelarias ou você pode já ter na sua própria casa, em crachás usados)

*Quer ver o passo-a-passo? Confira no vídeo abaixo todos os detalhes para criar o seu “microfone de lapela sem fio”.

Dicas importantes:

  • Mantenha o celular em “modo avião” para que a sua gravação não seja interrompida por causa de uma ligação.
  • Faça uma claquete antes de começar a falar. Esta claquete pode ser feita com o bater de uma palma, apenas para que haja um tempo hábil que facilitará a sincronização do áudio com a imagem na hora de editar.

Aplicativos para facilitar o processo de gravação:

  • No caso do iPhone, você pode utilizar o próprio gravador de voz.
  • Acessando o Apple Store, você pode baixar o aplicativo da Rode: RODE REC LE (gratuito): Ele possui recursos para aumentar ou diminuir a frequência da sua voz, apenas cuide para não estourar o áudio.
  • Outro aplicativo que você pode utilizar é o META RECORDER: Ele é bem dinâmico e fácil de usar, basta seguir os passos informados no aplicativo. Da mesma forma que o RODE REC, o META RECORDER também permite personalizar a frequência de voz.

Agora que você tem estes recursos em mãos e sabe a importância de uma boa captação de áudio na produção de um vídeo, não espere mais. Coloque estas dicas em prática.

Confira no vídeo abaixo o passo-a-passo para você criar seu próprio microfone de lapela sem fio e todas as demais dicas que menciono neste artigo. E se você gostou dessas dicas, fique à vontade para comentar, curtir e compartilhar o vídeo.

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Assista o vídeo na íntegra:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...