Como fazer uma pauta para gravar vídeos é o que você precisa saber para poder se organizar antes de entrar em ação nas suas produções.

 

Um dos fatores mais complexos para gravar vídeos é saber o que abordar e, neste ponto, saber como fazer uma pauta para gravar vídeos pode facilitar muito o restante do processo, pois é a pauta que possibilita a você pensar nas variáveis e constatar quais são os seus tipos de clientes, os quais precisam receber informações relevantes através dos vídeos.

É descabido produzir conteúdos que agradem somente a você mesmo. É necessário pensar em assuntos que agradem a sua audiência. E é exatamente isso que torna esta etapa tão complexa.

Organizando a casa…

  • A isca

Para você conseguir organizar uma pauta de vídeos precisa, inicialmente, saber quem é o seu público. Comece observando os comentários em suas redes sociais, os perfis destes seguidores e o que eles buscam encontrar através destes canais. Depois, faça buscas no Google por palavras-chaves interessantes para o seu negócio, etc. Certamente, a partir daí, suas ideias começarão a borbulhar criatividade e assunto.

Quando comecei a me organizar desta forma, percebi que tinha 9 tipos de clientes, 9 segmentos diferentes no mercado os quais eu precisava contemplar com vídeos. Uma das formas que achei de saber mais sobre o meu público foi criar um “programete” chamado “Pergunte ao Michael Oliveira” onde eu respondo dúvidas comuns dos meus seguidores/audiência. Tem sido algo extraordinário! A interação é mais do que satisfatória, proporciona uma aproximação muito efetiva.

Esta estratégia me ajudou em todos os sentidos, abrindo um “leque” de oportunidades para engajar este público a conhecer o meu trabalho e a consumir os meus produtos (cursos digitais, e-books, etc).

  • Cuidando da demanda

Pode ter certeza, a estratégia mencionada acima vai aumentar significativamente a demanda que precisará ser atendida com muita atenção, portanto, organize-se!

A melhor forma para organizar a rotina das produções é criar uma PLANILHA, dividindo as células em “Semana 1”, “Semana 2”, “Semana 3”. Nela você vai dispor todos os assuntos a serem abordados no vídeo e quando cada vídeo será publicado.

Esta pré-organização datada é importantíssima para você não perder o foco e ter ciência de cada assunto já abordado e o que precisa ainda ser gravado. Basta que você observe diariamente a planilha e partir para a ação.

Você pode organizar o seu dia com horários definidos para cada pauta, mas se achar viável poderá gravar vários vídeos em 1 dia e deixar cada um destes vídeos programados no Youtube de forma que entrem no ar de acordo com aquilo que você julgue necessário – 1 vídeo por dia ou a cada 2 dias, enfim…

No meu caso, programo para que toda segunda-feira o “Pergunte ao Michael Oliveira” entre no ar.

Simples e prático!

 

Produzir vídeos em série não é difícil…

Nós fazemos tantas coisas em um dia que, com certeza, é totalmente viável você parar para gravar um vídeo. Basta ter disciplina e foco.

Eu te convido a pensar sobre organizar o seu dia. Nem que você pegue o seu celular, um microfone de lapela ou até mesmo o microfoninho do seu Smartphone e comece a gravar. O importante é produzir!

Dica importante: Lembre-se sempre de captar o áudio com algum dispositivo que não seja o microfone embutido no celular, OK?! Este microfone capta todos os sonhos que estiverem ecoando da direção que ele está posicionado. Portanto, é totalmente recomendável o uso de um microfone de lapela, ou, no mínimo, o uso do microfone do seu celular mesmo.

Eu acredito que é totalmente viável você parar 15 minutos para gravar um vídeo. Principalmente aqueles momentos em que surge uma ideia de repente, um insight. É até interessante ressaltar: esteja sempre estar preparado com um Smartphone (seja um iPhone ou Android).

Por falar em gravar com o celular:

  • É bom lembrar sempre de olhar para a lente da câmera ao gravar.
  • Cuide para não gravar contra a luz. A luz tem que estar sempre de frente para você.
  • Grave sempre em ambientes bem iluminados, pois o Smartphone possui uma câmera frontal HD, então não entrega uma qualidade desejável (diferentemente da lente traseira).

Este é o passo-a-passo básico do que você precisa fazer para começar a produzir vídeos todos os dias.

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Assista o vídeo na íntegra:

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário