Como gravar e editar um vídeo com 3 câmeras não é uma tarefa muito fácil principalmente na hora de editar, mas o resultado compensa todo o trabalho exigido.

Saber como gravar e editar um vídeo com 3 câmeras será um divisor de águas para as suas produções.

Os vídeos gravados com mais câmeras ficam mais dinâmicos, mais atrativos, há um diferencial, pois quando as imagens mudam, o vídeo fica mais interativo e menos cansativo.

Locais PRIVADOS e PÚBLICOS

Quando se grava na rua, não é necessário pedir qualquer autorização, pois é um espaço público. Neste vídeo escolhi gravar em um shopping aqui perto da minha casa. Por ser um local privado, as regras são diferentes, eu precisei pedir algumas autorizações para a direção do shopping e do café. Além disso, é importante não filmar o rosto das pessoas que passam. Então, esteja atento a isso!

CÂMERAS E ÁUDIO

Para este vídeo, eu usei uma Go Pró, a câmera principal (onde está o microfone) e uma terceira câmera.

A primeira coisa que você precisa fazer é o enquadramento das 3 câmeras. Depois você deve escolher como quer fazer o áudio.

Se optar por fazer o áudio separado (com um gravador ou celular, por exemplo), faça o vídeo todo desta forma.

Principalmente pra você que grava vídeos mostrando a tela do computador, fica a dica: use a mesma fonte de áudio que você estava usando no começo do vídeo (quando você se auto filmava). Se você usar o microfone do computador, vai ficar parecendo que você está falando dentro de um cano de pvc. Fica muito estranho, não cometa este erro!

Nesse vídeo, eu optei por colocar um microfone na câmera principal e assim mantive até o fim do vídeo. Usei o microfone Sony UWP D16.

CLAQUETE

É algo muito importante, especialmente quando você grava com mais de 1 câmera. Imagina que os vídeos de cada câmera não começam ao mesmo tempo. Sua referência na edição será o áudio, que aparece em picos de sons e vazios de silêncio. Ali será a sua referência para início, cortes, sincronização e finalização.

A claquete pode ser bem simples, eu por exemplo, uso 3 palmas. No áudio fica claro 3 picos de som.

Não se esqueça da claquete, isso pode te atrapalhar muito na hora de editar.

EDIÇÃO

Você pode usar o programa que quiser para editar os seus vídeos (desde que seja um bom programa). Eles costumam ser bem parecidos.

Nas edições dos meus vídeos, costumo usar o Adobe Premier, então vou explicar como editar 3 gravações, com este programa.

* Importe os arquivos para o Premier, encontre o lugar onde você vai importar a mídia.

* Identifique todos os vídeos

* Nomeie cada um (câmera 1, 2, 3…)

* Importe os vídeos para as pistas na timeline

* Sincronize o áudio das câmeras (arraste nos picos das palmas).

Alternando as câmeras

Escolha o pontos em que deseja mudar a câmera e arraste a outra câmera (vídeo) que você quer que entre no ponto de silêncio no áudio (um buraco nos picos). Você pode deixar essa câmera quantos segundos quiser. Com a ferramenta de corte e simplesmente arrastando os vídeos, você alterna as câmeras que quiser, quando quiser, quantas vezes quiser.

VANTAGEM DE GRAVAR COM MAIS CÂMERAS

Uma excelente vantagem extra de gravar com mais de uma câmera é que, quando acontece um erro que você vai precisar cortar na edição, você pode alternar a câmera no ponto exato do erro e ele será imperceptível no final da edição.

Quando você usa 1 câmera, qualquer erro, problema, barulho, tosse ou outra coisa que possa acontecer que precise ser cortado, fica quase sempre evidente.

Você só vai cortar a parte do erro em todos os vídeos (quando estiver gravando e errar, procure deixar um pedaço de silêncio para dar um espaço de tempo edição), e na sequência já alterna a câmera.

Esse é o grande segredo de gravar com mais de 1 câmera.

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Assista o vídeo na íntegra:

 

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *