Nesta oportunidade eu vou deixar uma dica especial de áudio e vídeo na edição de maneira bem didática, de forma que você entenda passo-a-passo todo o processo para sincronizar o áudio dos seus vídeos, inclusive se as cenas foram gravadas com câmeras diferentes.

Sobre sincronizar o áudio

Já conversamos sobre este assunto em outra oportunidade, mas se você quiser dar uma espiada na matéria é só clicar aqui e relembrar. Nesta matéria eu havia mencionado a importância de conhecer outras técnicas, como por exemplo, gravar com mais de uma câmera, e como sincronizar o áudio neste caso.

Fazendo um link com o nosso assunto de hoje, no vídeo abaixo eu respondo a dúvida de um dos meus seguidores que não entendia como fazer o processo de sincronização do áudio e de imagens ao gravar com 3 câmeras.

Não tem muito segredo…

… Mas é bom saber: No episódio onde eu editava um vídeo com 3 câmeras, a edição aconteceu da seguinte forma:

– Eram 3 câmeras – portanto, tínhamos 3 arquivos a serem transferidos para o programa de edição.

É bom lembrar que um programa de edição, basicamente, é composto de uma “linha do tempo”, abaixo dessa “linha do tempo” (geralmente) fica o áudio, e acima dessa linha fica o vídeo.

No caso do vídeo em questão, se você jogar um arquivo dentro da linha do tempo, ele ficará disposto como o “Vídeo 1”. Jogando o segundo vídeo, surgirá o “Vídeo 2” e, na sequência, o “Vídeo 3”. Todos dispostos, sendo vídeo acima da linha do tempo e áudio abaixo, mas lembre-se os vídeos e os áudios se correspondem e ficam vinculados, ok?

Seguindo com o processo, você vai precisar identificar no áudio, qual deles é o “principal” e excluir os demais áudios, porém lembre que os demais áudios estão vinculados aos seus vídeos correspondentes. Então, para não perder este vídeo antes de excluir seu áudio correspondente, você vai precisar dar um comando para o programa de edição, desvinculando o vídeo do áudio que você deseja excluir.

Para desvincular, basta clicar com o botão direito (no Adobe Premiere) e ir em “desvincular”. No seu programa, com certeza tem outro tipo de comando para executar esta função, não se preocupe pois todos os softwares de edição de vídeo proporcionam esta função.

E agora?

Bom, agora ficaram 3 arquivos de vídeo e 1 áudio, certo? Então, respondendo especificamente a pergunta do meu ouvinte que observou no meu vídeo que eu “arrastava” os arquivos de vídeos e não os “perdia”. O que acontece é que no momento da edição, isso é totalmente possível, basta clicar em cima do arquivo e arrastá-lo para onde eu quiser que ele fique.

E tem muito mais…

Mas, existem outros detalhes importantíssimos para não perder a sincronização do áudio principal, e para você entender bem como acontece na prática, te convido a conferir no vídeo abaixo todos os detalhes.

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Assista o vídeo na íntegra:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *