Por que criar um canal no Youtube?

Hoje farei uma reflexão respondendo a uma simples pergunta: Por que criar um canal no Youtube? Para saber a resposta é necessário ter em mente que o canal será a sua vitrine, a porta de entrada para possíveis grandes negócios e a porta de saída da essência de quem está à frente da câmera transmitindo a mensagem.

Mesmo em canais de humor, é possível perceber que uma marca está sendo divulgada. Por isso, é importante, antes de criar um canal no Youtube, conhecer-se e saber o que te move para transmitir algo autêntico. Um exemplo típico é o canal do Windersson Nunes. O cara basicamente está em um quarto, com uma câmera, mas não deixa de ser original, contando coisas do dia-a-dia ou mesmo situações que aconteceram na vida dele quando criança. Como um formato tão simples de vídeo pode conectar tanto? AUTENTICIDADE!

Ser autêntico é essencial e serve, inclusive, para canais de negócios.

Por que criar um canal no Youtube?

Todos os dias novos canais dos mais diversos segmentos são criados no Youtube. Ao passo que diversos outros são abandonados ou desativados. E os motivos para o insucesso destes canais são muitos, mas o principal é a falta de planejamento e outros detalhes imprescindíveis para se pensar antes de criar um canal no Youtube.

Mas, vamos começar pensando em qual motivo para NÃO se criar um canal no Youtube

Apesar de ser o que a maioria deseja: dinheiro, é necessário pensar diferente. O dinheiro jamais deve ser o fator principal para iniciar um canal. É claro que lucrar com vídeos é um motivo plausível, mas se você só pensar nisso, com certeza sua essência poderá se perder.

O ideal é você ter em mente que deseja transmitir aquilo que você domina naturalmente, ou seja, transmitir a sua paixão para as pessoas através dos vídeos. Por isso, eu sugiro que antes de tudo você faça uma autoanálise e identifique realmente o que te impulsiona, o que te faz sentir à vontade. Fale sobre aquilo que você gosta e não daquilo que você tem interesse para ganhar dinheiro tão somente.

Muitos imaginam que ter um canal no Youtube é só gravar qualquer coisa com um celular, seja qual for o assunto e local, e postar na rede que o vídeo vai bombar… só que não! Você precisa planejar.

É importante planejar

Existem várias formas distintas de se fazer um planejamento de um canal no Youtube e você pode desenvolver uma própria, que te sirva melhor de acordo com os seus objetivos. Questões como:

  • Pensar em um tema para o seu canal (Exemplos: Vídeo games? Tutoriais? Vídeos Fitness? Vídeos pedagógicos? Curiosidades? Saúde? Culinária? Relacionamentos? Desenvolvimento pessoal? Dicas de filmes ou livros, Humor? etc…)
  • Público-alvo: esta é uma das etapas mais importantes, pois é nela que você definirá quem é o seu avatar/persona.
  • Qual o tipo de vídeo a ser compartilhado neste canal: vlogs, documentários, vídeos para negócios, games, enfim, esta etapa definirá o estilo do seu canal e será o que vai atrair o seu público, por isso é bom pensar no que realmente você gostaria de atuar.
  • Pense nas ferramentas que vão possibilitar e viabilizar a produção desses vídeos.
  • Você não pode esquecer de um nome para o seu canal que conecte com o público que deseja alcançar e também no conteúdo.

Aqui mesmo no blog eu já abordei sobre outros detalhes importantes para se manter uma conta no Youtube. Se você quiser relembrar é só clicar AQUI.

O retorno financeiro é importante, mas não deve ser a única meta na criação de um canal no Youtube. Este é um dos segredos para um canal se consolidar.

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Assista o vídeo na íntegra:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...