Publicar vídeos no Youtube ou no Facebook

Com certeza você já pensou em publicar vídeos no Youtube ou no Facebook (ou quem sabe até já faz isso com frequência). Mas, você conhece a diferença entre uma postagem e outra? Quer saber qual é mais válida? Então, acompanhe a nossa dica de hoje!

Vamos pensar como são construídas essas duas Redes Sociais…

  • Youtube:

A palavra “youtube” deriva de dois termos da língua inglesa: “you” (você) e “tube” (uma gíria que muito se aproxima de “televisão” ou “tubo”), ou seja, a ideia é cada um fazer a sua própria “TV”. Esta Rede Social permite que seus usuários criem conteúdos e divulguem em vídeos, no formato digital.

Em função do inconveniente que era enviar vídeos por email (pois eram muito grandes), em 2005,  dois funcionários de uma empresa de tecnologia situada em São Francisco, EUA, Chad Hurley e Steve Chen, criaram o Youtube.

Em suma, o Youtube permite que os usuários coloquem seus próprios vídeos na rede, sendo visualizados por qualquer pessoa no mundo inteiro. O Youtube permite que usuários coloquem os vídeos em seus blogs e sites pessoais.

E mais, o Youtube é uma rede de pesquisa, ou seja, você pode pesquisar sobre qualquer tipo de assunto, e pode ser encontrado por busca relacionada ao assunto, ou através dos vídeos relacionados com o que já buscou outras vezes. Então, você procura um assunto o Youtube “entende”, através do algoritmo daquilo que você está pesquisando, que você está interessado em certo assunto e vai te mostrar automaticamente outros vídeos relacionados àquele assunto. E este tipo de assunto também é encontrado através das palavras-chaves (ou keywords) no Google.

Curiosidade: Todo o potencial do Youtube foi reconhecido pela revista americana Time, que elegeu o site como a melhor invenção de 2006.

  • Facebook:

A Rede fundada em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg e por seus colegas de faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes é considerada a maior Rede Social da atualidade e, devido ao seu poder de compartilhamento de dados instantâneos de conteúdos, possui a capacidade de influenciar a opinião pública seja qual for o assunto.

O forte do Facebook é a questão da interação através da timeline, sendo este o ponto diferencial entre ambas as Redes. E no Facebook, em função da possibilidade de compartilhamento de imagens e vídeos entre os usuários, a visibilidade se torna muito maior, possibilitando maior divulgação, viralizando mais facilmente um vídeo.

A diferença entre compartilhamento de conteúdos nestes canais:

No Youtube, o conteúdo se torna mais consistente, pois as pessoas continuam vendo por anos e anos a fio o que está ali exposto, basta que a pessoa procure pelo assunto que lhe interessa e terá à sua disposição um hall de vídeos relacionados.

Já no Facebook, na minha visão, é algo mais imediato, ou seja, o vídeo é visualizado no início, podendo “sumir” caso ninguém compartilhe, curta ou comente.

Apesar destas diferenças, na minha opinião, ambas as Redes devem ser usadas para compartilhamento de vídeos e conteúdos. Você só precisa ter uma estratégia para ser usada no final do seu vídeo, uma menagem diferenciada  para cada público, tanto do Facebook quanto do Youtube.

Lembre-se que o maior tempo que você precisava investir, você já investiu que foi durante a produção do conteúdo, estando ele pronto, é só distribuir para esses canais fantásticos onde as pessoas estão navegando.

Agora que você conhece a diferença de cada postagem, sabe como é importante publicar vídeos no Youtube ou no Facebook, desde que tenha cuidado com o fechamento do vídeo. Em outra ocasião eu já abordei sobre a importância da Chamada para a Ação (Call To Action) nos vídeos. Se quiser dar uma olhada é só CLICAR AQUI.

Estas dicas também estão disponíveis no vídeo abaixo. É só dar um play!

Se gostou, curta, comente e compartilhe!

Um grande abraço do seu amigo louco por vídeos,

Michael Oliveira
#VideosConectam

Comente este post no Facebook