Quanto Tempo uma Câmera DSLR pode Gravar?

Quem faz uso de câmeras fotográficas para gravar vídeos algum dia já fez esta pergunta: Quanto tempo uma câmera DSLR pode gravar?

É por isso que hoje vamos conversar um pouco sobre uma função importante que a sua máquina possui. Estamos falando do tempo de duração máxima que uma máquina fotográfica que filma pode alcançar.

É importante saber a resposta, pois toda informação que você tiver sobre os equipamentos que fazem parte do seu acervo será útil para que haja uma maior afinidade e melhor desenvoltura na hora de gravar, pois você vai ter certeza de que tudo está funcionando bem e, caso haja algum problema, você saberá como resolver, além de poupar seu tempo… Imagine se na hora de gravar dá uma pane no seu equipamento e você nem ao menos sabe como resolver por não estar familiarizado… Com certeza, isto é inconcebível!

Por que as câmeras digitais permitem gravar até 30 minutos?

O limite de gravação médio de uma câmera digital é de 30 minutos (algumas mais, outras menos). Isso se dá em função das limitações de uso do hardware que pode super aquecer.

Nas câmeras da marca Canon existe um software produzido de forma colaborativa chamado Magic Lantern, que altera o Firmware da câmera e permite gravar por quanto tempo tiver bateria e cartão de memória.

Sobre o Magic Lantern:

Ele é um programa (tipo firmware) que roda por cima do software original de sua HDSLR Canon, sem alterá-la permanentemente. Foi lançado em junho de 2009 para a Canon 5D MkII, levando a ela recursos até então inexistentes como medidores de nível de audio na tela, controle manual de volume, zebra e muito mais. Mas, foi somente a partir de 2010 com o lançamento da Canon 550D que o uso deste programa realmente aconteceu.

Dados históricos à parte, a única desvantagem é que o sensor da câmera aquece demais e quando chega nesse ponto ele começa a danificar, podendo até queimar. Por isso é um dispositivo útil, porém deve-se levar em conta os riscos.

Técnicas extras para aumentar o tempo de gravação

As câmeras que eu utilizo nas minhas produções gravam até 29 minutos. Quando preciso fazer gravações mais longas, cuido o tempo da gravação e tento fazer um break ou dar uma parada estratégica, ajustando tudo na edição.

Obviamente que se você precisar gravar palestras, eventos ou algo parecido será necessário o uso de pelo menos 3 câmeras ou o uso de uma filmadora, para gravar por horas e horas a fio.

Mas, para você que não precisa de muito tempo de gravação, a maneira mais indicada para otimizar o tempo de gravação da câmera é editar o máximo possível, tirando tudo o que realmente não é interessante à sua audiência.

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Assista o vídeo na íntegra:

Comente este post no Facebook