Transmissão ao Vivo no Facebook

Na onda das Iives, redes como o precursor Facebook, o Youtube e até mesmo o Instagram, permitem transmitir vídeos ao vivo. E isso é excelente, afinal, abre-se um pouco mais o leque de possibilidades de comunicação com o público que, diga-se de passagem, adora uma novidade, e nós, obviamente, aproveitamos para agradá-lo!

Mas, qual é o melhor momento para se fazer transmissão ao vivo no Facebook? É necessário ter muitos seguidores nas Redes para se fazer este tipo de interação?A resposta é não!

Você já observou que, à começar pelo Facebook, as Redes Sociais estão cada vez mais sugerindo que se faça transmissões ao vivo? A verdade é que estes tipos de meios de comunicação se “alimentam” da interação que os vídeos proporcionam, além da agilidade que este formato possibilita.

Se você tem um canal no Youtube ou uma Fanpage no Facebook com um número expressivo de seguidores, sabe o quão difícil é interagir com cada um dos fãs ou responder a cada comentário. É quase uma missão impossível.

Este problema é proporcionalmente resolvido em uma live, pois possibilita uma interação simultânea e ágil com a audiência. Além do mais, quando o público sabe que você está ali, ao vivo, e se o conteúdo é interessante, certamente irão aderir à ideia sem titubear.

Esta foi a grande estratégia prevista e implementada por Mark Zuckerberg ao perceber que mais de 3 bilhões de vídeos eram vistos diariamente pelos usuários em sua Rede. Foi então que, em 2015, surpreendeu a todos os usuários do Facebook com a nova ferramenta: O Facebook Live.

A ideia é tão genial que, no quesito praticidade, supera até mesmo o Youtube, pois não é necessário gravar um vídeo e fazer o upload na plataforma através de um computador. Basta o usuário ter um Smartphone em mãos e vontade de transmitir algo que esteja presenciando no momento. Isso sem mencionar que a ferramenta ainda notifica automaticamente os seguidores.

No mundo dos negócios, as lives são essenciais, pois permitem uma interação mais “olho no olho”. Mas, é importante ter um objetivo bem definido e lembrar que o público geral no Facebook são usuários comuns (seus consumidores) e não empresas. E aí está um informação que prova a importância de saber quem é a sua audiência dentro do Facebook, ou seja, QUEM você deseja impactar e de que maneira você vai colocar isto em prática.

O que eu recomendo…

Diante de uma ferramenta tão abrangente como esta, obviamente eu recomendo fortemente o uso da transmissão ao vivo. Mesmo porque já constatei que os vídeos transmitidos ao vivo são melhor impulsionados no Facebook, ou seja, eles têm um alcance duas vezes maior do que os vídeos gravados.

Não estou dizendo que agora você faça somente lives… de maneira alguma! Considere, também, que um vídeo gravado permite que você consiga adicionar elementos na edição que aumentam a qualidade e trazem maior resultado. As lives, na verdade, devem ser usadas como estratégia objetiva de marketing, e por isso devem ser muito bem preparadas antecipadamente para atingir o público em cheio.

Dicas extras para a sua live poderosa

Dentre os pontos a serem incluídos nesta estratégia estão: TAGs que tenham conexão com o conteúdo do seu vídeo e uma descrição bem feita, que contenha informações objetivas para atrair a atenção do público.

Para dar um “Up” nas suas transmissões ao vivo, se você tem uma lista de emails, pode fazer um convite para essas pessoas informando o dia, a hora e o conteúdo a ser abordado na sua live. Peça para a pessoa entrar na sua página e te seguir, assim o Facebook a notificará cada vez que você entrar ao vivo.

Faça um pequeno VÍDEO CONVITE e compartilhe no Instagram, no seu perfil pessoal no Facebook, enfim, nas Redes onde você tenha uma audiência.

É importante salientar que, geralmente, quando a transmissão é feita para amigos e familiares, o público não exige que o vídeo tenha qualidade, porém isto muda quando o interlocutor está representando uma marca.

Neste caso, é imprescindível que a produção seja impecável. Por isso, observe alguns pontos:

  • O cenário (local) onde a transmissão será feita;
  • Cuide da iluminação do ambiente;
  • Se possível, estabilize o seu Smartphone;
  • Preste atenção no enquadramento e
  • Verifique a sua aparência (vestimenta adequada, cabelo e barba bem feitos, etc)

Não é porque é um vídeo ao vivo que você pode descuidar dos detalhes da sua produção. Ao contrário, é necessário manter o padrão!

Pense que muitos estarão vendo você pela primeira vez, portanto a primeira impressão deve ser a melhor possível.

Lembre-se que todos começamos em algum momento, e começamos do ZERO. Então, não tenha medo de “começar do começo”. Usando as estratégias certas, certamente você vai conseguir aumentar a sua audiência e trazer um público fiel às suas transmissões e para as suas Redes, os quais consumirão os seus produtos/marca/serviços.


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Aproveite!


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