Vale a pena colocar vinheta nos vídeos para o Youtube?

Pode até ser considerada um diferencial, mas será que vale a pena colocar vinheta nos vídeos para o Youtube? Afinal, a vinheta é essencial ou dispensável?

Antes de entrar no mérito da questão, eu gostaria que você entendesse o que é uma vinheta e conhecesse a origem deste termo comumente usado pelos profissionais de TV e vídeo.

Vinheta: Qual a origem desta palavra?

O termo vinheta, tem origem no francês, vignette, que, originalmente, era o nome dado aos ornamentos usados para emoldurar desenhos, ou mesmo peças de ferro ou madeira, que tinham as videiras como referência principal. Na antiguidade, o vinho era tido como sagrado, assim como a uva. Assim, surgiram ornamentos reverenciando a videira, suas folhas e frutos.

Na TV e na internet, as vinhetas são, na prática, filmes de curtíssima metragem, resultado da mistura de sons e imagens simbólicas dinâmicas e ou estáticas. Podemos considerá-la, portanto, como a “moldura” de um vídeo.

Na internet, é comum você ver vinhetas para abertura de sites ou vídeos nos canais do Youtube.

No meu ponto vista…

Eu, particularmente, não gosto de vinheta, mas algumas pessoas querem saber como fazer uma vinheta. Então, antes de te dizer “como fazer”, quero que você considere alguns pontos. Inclusive eu já falei sobre estes pontos durante a Oficina de Vídeos, que foi um evento que eu organizei para ensinar mais detalhes às pessoas de como produzir vídeos.

O uso da vinheta, na minha visão, é um detalhe discutível, pois ela não traz nada de relevante se considerarmos que um vídeo no Youtube deve ser breve e objetivo, ou seja, quanto menos tempo a pessoa perde para consumir aquilo que ela veio “buscar” ali, maior a chance de você ganhar um assinante, um fã. Caso contrário, há um sério risco de você perder essa audiência.

Caso você considere a vinheta realmente importante nos seus vídeos, eu aconselho então que ela tenha no máximo 5 segundos. Você vai praticamente apresentar a sua logomarca e pronto!

Mas, eu prefiro voltar a frisar: Não gosto de vinhetas! E digo isso com propriedade, pois já usei no passado, mas decidi abolir definitivamente as vinhetas do meu canal, e eu percebi que esta decisão tem feito diferença nos meus vídeos, pois eu hoje eu consigo entregar aquilo que as pessoas estão querendo mais rapidamente.

O próprio Youtube nos prova que menos é mais

Com certeza você já percebeu que no começo de alguns vídeos no Youtube são exibidas aquelas propagandas. Esta propaganda não tem mais do que 5 segundos e sabe o por quê? Porque o Youtube entende que se passar desse tempo (obviamente, o Youtube testou isso com milhões de pessoas assistindo vídeos), você perde a atenção da pessoa. Ou seja, você assiste ao comercial ou não assiste nada! Mas, quando você não quer ver o comercial, o Youtube te dá a opção de sair dali em 3 segundos.

Se o Youtube pensou nisso, por que você insistiria em uma ideia contrária à esta? Pense bem, você não quer perder audiência e possíveis assinantes do seu canal, certo? Então, não perca a conexão com a sua audiência em função de um detalhe que nem é assim tão relevante e não traz vantagem alguma para o seu canal, que é o caso de uma vinheta.

Não concordo com você, Michael!

Sem problemas, meu amigo. Mesmo assim vou te ajudar! 🙂

Vou recomendar um site onde você pode fazer a sua vinheta. Basta você comprar o projeto da vinheta clicando AQUI. Trata-se de um site americano. Basta você entrar lá e digitar a palavra “intro”, por exemplo, e ter acesso a vários tipos de vinhetas feitas em After Effects. Neste caso, para você fazer a vinheta, efetivamente, ou você tem que ter o After Effects e saber usar, ou contrata alguém para executar esta tarefa.

Caso você não saiba manusear o After Effects ou não tem tempo, poderá contratar alguém para fazer. Para esta missão eu indico um outro site. Para conhecê-lo é só clicar AQUI.

O Fiverr é um site onde você pode comprar uma vinheta pronta, basta você enviar a sua logomarca e os detalhes para a sua vinheta que os profissionais do Fiverr farão todo o serviço sem que você precise investir muito.

Sobre vinhetas, minhas considerações finais são: Use com moderação! E não fique esperando a bendita vinheta ficar pronta para começar a gravar seus primeiros vídeos. Vá para a ação! Tem uma audiência enorme lá fora esperando pelos seus conteúdos, então, não perca tempo!

Te convido a ver este conteúdo na íntegra acessando o vídeo abaixo.

Se gostar curta e compartilhe. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Terei o maior prazer em te ajudar!

Eu estou fazendo uma pesquisa para saber quais são as maiores dúvidas da minha audiência e de todos os que acompanham os meus conteúdos nas Redes, em relação à produção de vídeos para a internet.

Se você deseja participar é só CLICAR AQUI e responder a pesquisa.

É a maneira mais eficaz que eu encontrei para poder ajudar o público que me segue e contribuir para seu crescimento e evolução com os vídeos.

Um grande abraço do seu amigo,

Michael Oliveira
#VídeosConectam

Comente este post no Facebook