10 Dicas para Gravar Vídeos usando o Teleprompter

Com estas 10 Dicas para Gravar Vídeos Usando o Teleprompter você vai aprimorar um pouco mais os seus conhecimentos sobre este equipamento e contar com mais uma excelente técnica para acrescentar ainda mais qualidade às suas produções.

Você sabia que os apresentadores dos telejornais não decoram tudo aquilo que estão falando? Creio que a maioria das pessoas já sabe disso.

Certamente seria bem trabalhoso para estes profissionais decorarem tudo o que devem noticiar. E é por isso que, para facilitar e agilizar o trabalho diário destes apresentadores, as notícias são lidas com a ajuda de um equipamento muito comum nas emissoras de TV chamado Teleprompter (o famoso TP, como é conhecido no mundo jornalístico).

Para quem não entende ou nunca teve a curiosidade de conhecer este equipamento, trata-se daquelas famosas “letrinhas” que passam na frente da câmera sem que os telespectadores percebam.

Mas, como os apresentadores conseguem ler e olhar para a câmera ao mesmo tempo? Como essas letrinhas vão parar na frente da câmera?

Bom, esta é a pauta que trataremos nesta oportunidade e creio que você vai se beneficiar muito com estas informações e agregar às suas técnicas de produção de vídeos.

Inicialmente, é preciso que eu te apresente este equipamento para que você entenda como ele funciona e saiba exatamente como ele poderá ser útil nas suas produções.

O que é um Teleprompter?

Este equipamento nada mais é que um jogo de espelhos com um suporte acoplado à câmera e que faz a mágica acontecer para você não esquecer nenhuma palavra na hora de gravar.

É a forma mais eficiente de exibir textos para apresentadores, especialmente em vídeos mais longos.

segredo do teleprompter está no uso de um cristal inclinado (vidro especial, semi-espelhado), que faz papel de espelho, para um texto que rola numa tela (similar a de um computador), e papel de vidro, para a câmera ou platéia, que pensa que o palestrante olha para ela e não para o cristal do teleprompter. (Veja no vídeo abaixo a ilustração de como funciona um Teleprompter).

Veja como funciona na prática:

 

 

  1. Câmera de vídeo
  2. Espécie de caixa acoplada a câmera, que favorece o reflexo do que é mostrado na tela (câmara escura)
  3. Ipad ou aparelho equivalente a um monitor de vídeo que carrega o texto e o projeta na tela espelhada
  4. Vidro no qual o texto é espelhado, disposto em um ângulo de 45°
  5. As letras do monitor disposto horizontalmente refletem no vidro espelhado
  6. O resultado é o reflexo de uma imagem legível ao apresentador, mas transparente a câmera, sendo assim, “invisível” ao telespectador.

Para quê serve um Teleprompter?

Como você pôde observar, o Teleprompter tem a função principal de facilitar a leitura de textos para pessoas que trabalham frente às câmeras.

Mas, este equipamento não é útil somente para jornalistas, repórteres e apresentadores ou para estúdios de TV.

Existem alguns tipos de vídeos que você pode fazer usando o Teleprompter, como por exemplo: Vídeos de vendas, palestras online ou qualquer outro tipo de vídeo com texto longo.

Obviamente que vai depender muito da necessidade do uso deste equipamento, pois ele demanda um pouco de treino e paciência.

Reservar um tempo para treinar antes de gravar é muito importante, pois é a única forma de garantir que você não pareça “robotizado” na hora de falar diante da câmera.

Uma leitura sem expressão, mecânica, sem vida, sem variações pode colocar seu vídeo em grande risco. Isso porque o seu esforço vai precisar ser muito maior para prender a atenção do público e, ainda assim, pode ser que você não consiga segurá-lo por muito tempo.

Consegue perceber a importância do vídeo parecer o mais natural possível?

Lembre-se que o domínio das ferramentas de comunicação em vídeo exige um caminho a ser percorrido, e, no caso do TP, o tempo para se familiarizar com este equipamento faz parte da rotina de um bom videomaker.

Portanto, este tempo é vital!

 

Desmistificando o Teleprompter

No meio comunicativo, uma das ferramentas que mais envolve crenças limitantes é o Teleprompter.

Isso significa que muitas pessoas conhecem a importância desta ferramenta, mas têm certo receio de usá-la por achar que vai mais “atrapalhar” do que “ajudar”.

A verdade é que, como tudo na vida, há sempre uma primeira vez. E se não dermos o primeiro passo não sairemos do lugar.

Coloque em sua mente que o Teleprompter é uma ferramenta muito útil, sim, e que para desmistificar seu uso é preciso apenas reservar um tempo para dedicar-se aos treinos e constatar a sua importância.

Não tenho dúvida de que você vai amar este equipamento.

É claro que não há necessidade de usar em toda e qualquer gravação, mas é importante estar preparado caso precise utilizar essa técnica para não esquecer nenhum detalhe a ser mencionado no seu vídeo.

Estas são as 10 dicas que destaco para você gravar vídeos usando o Teleprompter:

Dica 1:

Antes de tudo, SAIBA SOBRE O QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO. Conheça o assunto e o texto, para que sua fala seja natural, convincente, ética e honesta. Isso facilita, inclusive, a leitura do material na tela.

Dica 2:

Antes de usar, verifique se todas as superfícies estão limpas: o monitor, os vidros e a lente da sua câmera.

Dica 3:

Caracteres muito grandes facilitam a leitura quando a distância do teleprompter for grande. Porém, devido às limitações da tela do teleprompter, parte da pontuação poderá estar escondida, de modo que a leitura fique prejudicada (quando você visualizar o restante do texto já será tarde). Quanto menor a letra, mais do texto você vê na tela do prompter, incluindo a pontuação do parágrafo. Significa que a leitura resultará em uma fala mais natural.

Dica 4:

Quanto mais próximo você ficar da câmera (que normalmente está acoplada ao teleprompter), mais próximo estará do texto, permitindo que os caracteres sejam menores, de modo a você visualizar parágrafos inteiros. No entanto, a movimentação dos seus olhos, varrendo o texto no teleprompter, será percebida pelo espectador. Assim, você deverá fazer alguns testes, até ter a melhor distância entre você e o teleprompter.

Dica 5:

Quando estiver gravando, olhe ocasionalmente para o texto em papel. Passará a ideia de que você fala de improviso, sem o teleprompter. TREINE ISSO, PARA NÃO SE PERDER.

Dica 6:

Um operador de teleprompter é recomendável. Ele poderá alterar a velocidade, pausar, etc., de modo que você não se perca. Numa gravação, o próprio operador da câmera poderá operar o Teleprompter.

Dica 7:

Lembre-se o operador deve ajudar você. Portanto, mantenha O SEU RITMO. É o operador quem deve acompanhar você e não o contrário.

Dica 8:

Um bom texto deve ter uma boa pontuação. Isso ajudará a dar naturalidade à leitura, de modo que pareça que você está falando como se o assunto viesse à cabeça na hora. IMPORTANTE!

Dica 9:

Tente reescrever o texto como uma linguagem falada. Lembre-se que texto escrito e texto falado são completamente diferentes, ainda mais se você precisa passar um ar natural. Além disso, destaque as palavras que deseja enfatizar enquanto fala, isso ajuda a alterar o tom da voz nos momentos certos e dar maior ênfase ao que de importante está sendo abordado.

Dica 10:

Como na “leitura dinâmica”, procure visualizar frases inteiras na tela do teleprompter. Além de a fala sair com mais naturalidade, você evitará movimentar muito os olhos (o que caracteriza o uso de um teleprompter).

Um dos detalhes cruciais ao gravar um vídeo usando um Teleprompter é ler o texto sem que o público observe. Neste caso, sugiro que considere sempre o seguinte: A distância entre o teleponto e o apresentador.

Se a câmera for colocada perto do apresentador (para facilitar a leitura), o movimento constante dos olhos, da esquerda para a direita, no ato de ler pode ser perceptível e distrair os telespectadores.

Se a câmera for colocada longe, podemos utilizar um zoom in para diminuir o enquadramento e minimizar o problema do movimento ocular; no entanto, a distância extra irá dificultar a leitura.

A solução está em encontrar uma distância aceitável entre o apresentador e a câmera – a maior distância possível que não inviabilize a leitura – e mantê-la durante as gravações.

Encontrar este ponto ideal depende dos testes que você vai fazer antes de apertar o REC da sua câmera.

Ao encontrar o ponto exato, marque o chão com um sinal (um “x” com uma fita crepe) tanto na posição do apresentador, quanto da câmera. E pronto!

Outras alternativas para montar o seu próprio TP

Você nem precisa despender de muito dinheiro para ter seu Teleprompter.

Se você tiver um iPad ou Tablet disponível já pode montar o seu equipamento e começar as suas gravações.

Até mesmo o seu Smartphone pode servir para este fim. Basta usar o aplicativo ideal para o seu aparelho e pronto!

Quando você dominar a arte de usar um Teleprompter, você simplesmente transformará seus vídeos em mensagens com um alto poder de atração, capaz de prender a atenção e gerar o interesse do seu público no seu conteúdo.

Que tal dar o próximo passo e conhecer mais sobre este equipamento e implementar esta ferramenta nos seus vídeos?

Se você está sério na decisão de dominar as técnicas do Teleprompter e agilizar o processo de gravação dos seus vídeos, além de ter em mãos a garantia de transmitir a mensagem correta para o seu público, gerando resultados 10x mais eficazes para o seu negócio…

 

 

EU TENHO UM CONVITE PARA VOCÊ


CLIQUE AQUI

Inscreva-se agora mesmo no curso
Como Gravar Vídeos com Teleprompter

Você vai aprender tudo sobre este equipamento e mais…

– Como preparar o texto para leitura (ajustar e marcar)
– Técnicas para aumentar a concentração antes de gravar
– Técnicas de leitura no Teleprompter
– Quais aplicativos usar
– Até mesmo fazer o seu teleprompter em casa, caso não queira investir nisso agora!

Trata-se de um treinamento contendo 13 vídeo aulas completas sobre este assunto.

Aguardo a sua inscrição.

 

Um grande abraço do seu amigo,

 

Michael Oliveira
#VideosdeQualidade
#VideosVendemMais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...