Como fazer um webinário é a pergunta que menos tenho observado entre a minha audiência, mas sabe por quê?

É porque há tantas formas para as quais os vídeos podem ser úteis que as pessoas nem se dão conta de que o compartilhamento de conteúdo também (e essencialmente) pode ser feito através de webinários e hangouts. 

 

Definição: É uma junção de “web” (rede) e “seminário”, ou seja, como bons brasileiros “aportuguesamos” o termo dando surgimento à “WEBINÁRIO” – seminário ou reunião realizada online (pela rede: internet).

 

Como um Webinário pode ser útil?

O Webinário (ou webinar) é uma das mais importantes formas de usar o vídeo para gerar posicionamento e autoridade em qualquer nicho de mercado. Profissionais das mais diversas áreas vêm utilizando esta ferramenta como forma de disseminar conhecimento através de reuniões, palestras, cursos online, etc.

 

Para realizar uma excelente transmissão, seja para webinários, vídeo conferências ou qual seja o evento online é possível contar com o Google Hangouts. Este é um dos recursos mais utilizados, pois é gratuito e totalmente seguro. Suas configurações são simples e permitem a realização de webinários ao vivo que podem ser transmitidos de 2 formas: Hangouts On Air e Vídeo Hangouts. Mas, abordarei detalhadamente sobre estas ferramentas em outra oportunidade. Por hora, quero que você saiba que estes recursos existem e que são poderosos como forma de divulgar sua marca/produto/serviços.

 

Mas, por ser uma transmissão online, posso usar um equipamento mais inferior?

Aí é que você se engana! É necessário, sim, que estas transmissões tenham qualidade, afinal, elas compõem a sua gama de materiais prontos e que podem ser usados em uma outra oportunidade. Além disso, não dá para relaxar quando o assunto são negócios, portanto, priorize equipamentos de qualidade ao gravar Hangouts ao vivo, pois deles dependem a sua reputação diante da audiência.

 

Quais os equipamentos necessários para realizar um Webinário?

Direcionando o assunto para o lado prático, vamos aos equipamentos necessários para fazer um webinário que entregue qualidade e desempenhe bem o papel que exige um evento online e ao vivo.

Webcam

Eu recomendo o modelo Logitech C920.

Mas, atenção! NUNCA use a câmera do seu computador, mesmo se ele seja ultramoderno! O que acontece é que estes tipos de câmeras não apresentam a qualidade necessária para este tipo de transmissão.

Além do mais, o custo/benefício de uma Logitech C920 é completamente viável. Ela consegue transmitir em FullHD, ou seja, é uma câmera de altíssimo nível e não deixa nada a desejar.

 

Dica matadora: Para controlar foco e outras configurações desta webcam nos computadores Mac (Apple), sugiro que você baixe o app iGlasses, CLICANDO AQUI. Com ele, você controla tranquilamente todas as funções.

 

Áudio

– Samson Meteor: Para captar o áudio, eu recomendo o microfone Samson Meteor. Ele é super prático de usar, basta plugar seu cabo USB ao computador e pronto! Além de apresentar alta qualidade, ele tem um baixo custo se comparado aos microfones profissionais que demandam ainda a aquisição de outros acessórios para funcionarem bem.

 

– Microfone Condensador: Este é um tipo de microfone específico para estúdio.

O Microfone Condensador é muito semelhante a um microfone de rádio. Tem uma cápsula de captação de áudio poderosa, quanto mais perto mais encorpado fica o som (como aquela voz de radialista).

Este equipamento possibilita colocar filtros com aplicativos que gravam áudio. Para isso você precisa do microfone, um suporte articulado, o Phanton Power para estabilidade elétrica e também uma placa de captura (no meu estúdio, eu uso o modelo Avid Mbox M3 que possibilita plugar dois microfones condensadores, por exemplo), e o áudio que entra no computador por USB, recebe a energia para alimentar o microfone e ainda faz a captura do áudio que entra automaticamente em um programa, no caso, eu uso o Adobe Audition. Mas você pode usar o Audacity que é gratuito.

 

Conselho de amigo: Para que a transmissão seja um sucesso, você não pode contar somente com o funcionamento do WiFi, pois caso ocorra algum problema com a conexão, você vai se ver em grandes apuros para restabelecê-la ou nem conseguir mais reconectá-la. Portanto, a dica é: Plugue o cabo de conexão da internet direto no seu computador.

 

Existem, sim, outras ferramentas online para fazer webinários, mas nesta oportunidade dei prioridade em apresentar os equipamentos necessários para promover eventos através da internet. 

Visualize no vídeo abaixo todos os equipamentos necessários para fazer um webinário através do Google Hangouts. Você só tem a ganhar com essas dicas!

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Assista o vídeo na íntegra:

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

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