Como Melhorar a Qualidade do seu Vídeo

O segredo de como melhorar a qualidade do seu vídeo não é nenhum segredo, e exatamente por isso as pessoas esquecem de dar o devido valor à estes detalhes e acabam gastando energia e tempo em uma produção que não trará o resultado esperado.

Quer saber como melhorar a qualidade do seu vídeo? É só seguir lendo…

Pequenos detalhes, grandes resultados

Existem dois pontos muito importantes nos quais você precisa prestar atenção na hora de gravar, editar e publicar os seus vídeos São eles: a imagem e o som.

Além de, obviamente, ser importantíssimo considerar estrategicamente detalhes como: conteúdo, roteiro, objetivos do video, para quem falar, como falar,  etc, é essencial considerar e atentar para a qualidade visual do seu vídeo.

A verdade é que não há quem consiga ficar por minutos (muito menos horas) à fio vendo um vídeo onde o áudio é péssimo, com chiados e ruídos. Isso incomoda as pessoas, fazendo com que elas não fiquem por muito tempo ali e, pior, elas vão desistir e buscar outras alternativas.

E isso acontece não só quando o áudio é ruim, mas com a imagem também.

Todos nós sabemos que um vídeo com aspecto amador ou que dê a impressão de desleixo, de jeito nenhum vai atrair uma boa audiência.

Acredite: A sua credibilidade está em jogo! É por isso que você precisa entender a importância de melhorar a qualidade dos seus vídeos e aprender a maneira mais efetiva para solucionar estas questões. Veja como, a seguir…

Os grandes vilões da qualidade dos seus vídeos

  • ÁUDIO

Existem 2 grandes motivos que podem ser os principais “vilões” da captação do seu áudio:

1) Ambiente com eco

É importante esclarecer, primeiramente, que não existe microfone que neutralize o eco de um ambiente. Por isso, é essencial cuidar a acústica do local onde você está gravando.

Trata-se de um “tratamento acústico” (veja bem, não estou falando de isolamento acústico).

Para o tratamento acústico existem algumas táticas como: Dê preferência para ambientes mobiliados, disponha colchões ao redor do local onde você vai gravar, assim diminui a incidência de eco. Obviamente que nenhum destes elementos em cena pode aparecer no vídeo.

Enfim, são cuidados essenciais para que a captação do áudio seja perfeita.

2) Microfone de baixa qualidade

Quanto ao microfone, eu sempre sugiro que a pessoa faça a captação do áudio, seja por um microfone de lapela ou outro microfone qualquer, mas JAMAIS use o microfone que vem embutido de fábrica no seu equipamento, seja do seu celular ou de uma câmera que filme.

O segredo está exatamente na captação do áudio, e não é possível captar o áudio através do microfone embutido no aparelho, mesmo porque este microfone vai estar direcionado para qualquer outro ponto do ambiente, menos para você.

E o que acontece nessa hora? O som captado será o do ambiente e não o que você está falando, e com certeza não é este o seu objetivo, certo?

Considere, a partir de agora, investir na qualidade de áudio das suas produções. Você certamente vai se orgulhar com resultado, tanto no quesito qualidade, quanto no engajamento do seu público.

  • IMAGEM

Por algum tempo, você até conseguiria continuar vendo um vídeo com uma qualidade ruim se o som fosse de boa qualidade. Mas,  é importante sempre lembrar que os vídeos são um conjunto de técnicas audiovisuais, portanto a imagem também é um fator de grande relevância na composição de um vídeo.

Procure fazer uso de uma câmera ou gravar com um equipamento de qualidade. Lembre-se que um vídeo bem produzido inspira quem o estiver assistindo.

Você não precisa começar com uma super-mega-power câmera. Comece com o que tem em mãos, e depois quando já estiver mais preparado, tanto técnica quanto financeiramente, invista em um equipamento de qualidade, mas não se preocupe com isso agora.

Saiba que é possível fazer bons vídeos com o seu Smartphone, por exemplo. Mas é preciso não deixar os detalhes passarem despercebidos.

Lembra daquela pessoa que você segue lá no Youtube? Com certeza, ela capricha na produção, não só das técnicas áudio visuais, mas também da aparência, do figurino, até mesmo do cenário, enquadramento correto, etc.

É como um gesto de respeito e carinho pela audiência, e isso não deve ser diferente nos SEUS VÍDEOS. Então, capriche!

Otimize o seu tempo!

Pense que será serviço dobrado se você tentar consertar tudo depois do vídeo gravado, do que parar ANTES e pensar em todos os detalhes, atentando para cada um desses aspectos antes e durante a gravação para produzir vídeos de excelência e conquistar aquele público que está lá fora ansioso por consumir seus conteúdos.

E aqui cabe citar a frase de Pedro Sorren:

“Eu posso ser 1% melhor a cada dia”.

E assim acontece conosco no mundo dos videos.

Pense: Se a cada vídeo que você gravar, melhorar um aspecto por vez, certamente você vai alcançar a qualidade que deseja nas suas produções.

Gostou deste conteúdo? Ele está disponível também em vídeo. É só dar um play aqui abaixo:

 

MATERIAL PARA DOWNLOAD:⇓

Tenho um presente para vocêCLIQUE AQUI para ter acesso a um material super exclusivo que preparei para o meu público onde eu falo sobre modelos de câmeras e lentes e tudo o que você precisa saber sobre estes equipamentos. Mesmo que não tenha interesse ou não possa adquiri-los no momento, certamente o conteúdo deste material vai agregar muito conhecimento para um futuro investimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...