fbpx

Como captar o áudio em uma entrevista é a minha dica de hoje para que você faça vídeos detalhadamente excelentes. Tendo à mão os equipamentos corretos para este fim, certamente você ficará orgulhoso com o resultado.

Para saber como captar o áudio em uma entrevista é necessário usar os acessórios de captação de áudio ideais que realmente eliminem aqueles incômodos ruídos nos seus vídeos. Mas, esta tarefa não é tão simples quanto parece. É preciso um pouco mais de atenção, paciência e cuidado que podem resolver este importante detalhe nas suas produções.

 

A importância do áudio

Com certeza, em algum momento da sua vida, você já teve a oportunidade de ver um vídeo onde a pessoa aborda um tema muito interessante que te faz parar e ficar ali, ouvindo. Mas você começa a perceber que tem algo lhe incomodando. De início, não consegue definir o que é exatamente. Quando, enfim, você consegue distinguir de onde vem o incômodo, percebe que existe um ruído contínuo vindo do vídeo que está assistindo. É deste ponto em diante que você começa a se desconectar do que estava propenso a assistir e acaba desistindo. Busca, talvez, por outro vídeo ou opta por fazer outra atividade qualquer…

Bom… isso não acontece só com você! Infelizmente é algo muito comum, mas serve de alerta para que não venhamos a apresentar vídeos com o mesmo problema. Afinal, nossa principal meta é conquistar o nosso público.

Por que é necessário eliminar os ruídos?

Em uma entrevista, especificamente, se o espectador não consegue compreender o que está sendo dito, seja porque um dos interlocutores está falando mais baixo ou rápido demais, ou se há eco propagando no ambiente (veja um exemplo no vídeo abaixo), certamente ele terá uma péssima experiência e, além de deixar de ver o vídeo em questão, não buscará mais por conteúdos do entrevistador (tratando-se de Redes Sociais, isso é péssimo!).

Estudos apontam que certos ruídos são perceptíveis e outros não, mas que a longo prazo são notados pelo espectador que tendem a desistir do que estão ouvindo ou vendo. Esta é uma forma do organismo se livrar de um perigo.

Sim, por incrível que pareça, sons estridentes ou mesmo quase imperceptíveis podem ocasionar danos à audição. Por isso, é comum nos “livrarmos” dele e buscarmos algo que não nos incomode ou estresse.

Além do mais, o ruído é estudado como um dos fatores que podem distorcer o conteúdo de uma mensagem e distrai o ouvinte, motivos pelos quais é importante que as produções em vídeos sejam impecáveis, principalmente no quesito “áudio”.

Caprichando no áudio…

Para facilitar o processo de como captar o áudio ideal em uma entrevista, vou deixar esta lista de equipamentos que indico e uso nas minhas produções:

  • Microfone sem fio Sony UWP D16
  • Microfone de lapela Rode Smartlav Lavalier
  • Rode SC6 (plugin para 2 microfones Rode)
  • Gravador Zoon H4N
  • Adaptador para microfone de lapela

O uso de equipamentos como um microfone de lapela, um microfone sem fio ou um gravador externo certamente te possibilitarão captar o áudio de maneira totalmente eficiente e entregar um material de excelente qualidade à sua audiência.

Por isso, lembre-se sempre de observar a qualidade da captação do áudio nas suas gravações, ainda mais se for o caso de uma entrevista. O público agradece! 😉

 

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Assista o vídeo na íntegra:

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *