Saber como gravar vídeo contra luz é quase um desafio, mas se você tiver acesso às dicas certas poderá, com certeza, produzir seus vídeos com excelência.

Um dos meus assinantes entrou em contato esboçando uma dúvida. Ele faz vídeos com uma TV no fundo para passar slides de apoio ao que ele narra durante o vídeo, porém a luz da TV ao fundo é captada pela câmera deixando o vídeo escuro.

À princípio, é válido salientar a importância que é você conhecer o seu equipamento na hora de gravar o seu vídeo, principalmente, saber regular todos os equipamentos manualmente. Vamos às dicas de hoje:

Dica 1 – Ilumine-se:

O que você precisa para saber como gravar vídeo contra luz, basicamente, é se iluminar e entender que a luz que está atrás de você é uma “contra-luz”. Um exemplo é quando você está gravando na frente à uma janela ou uma TV ligada. Não dá pra competir com esta luz, então você vai precisar melhorar isso iluminando o “objeto de cena” que é você.

Apesar de ser um “desafio” é necessário sempre compensar esta entrada de luz, iluminando a pessoa que está sendo filmada.

 

Dica 2- Saiba regular a captação de luz na sua câmera:

Outros pontos a serem observados com muita atenção são as questões de FOCO, ISO, VELOCIDADE e ABERTURA da sua câmera para poder equilibrar a luz e ter um resultado de excelência no seu vídeo.

Eu tenho alguns vídeos onde eu falo sobre como regular estes pontos lá no meu canal. Te convido a navegar por lá. Você vai encontrar muito material para te ajudar nestes quesitos. Quer um exemplo para lhe ajudar a entender melhor sobre ISO, por exemplo? CLIQUE AQUI.

Mas, será mesmo que você precisa de uma TV para lhe servir de apoio?

Que tal se você salvar todos os seus slides como uma imagem e inserir na edição do seu vídeo  para ser exposto em tela cheia enquanto você fala? Isso seria ainda mais interessante, pois ao invés do público se esforçar para entender o que está escrito na TV, poderá ler melhor o que está escrito no seu slide e entender mais facilmente o que está sendo tratado ali.

Talvez seja uma forma de você amenizar este problema da iluminação no fundo e, de quebra, ter um diferencial para que o seu público possa entender tudo o que você está transmitindo, de forma super didática. Pense nisso!

Dica 3 – Sua Webcam:

Eu costumo fazer Hangout e é um problema, pois quando eu ligo a TV no fundo, a minha webcam não tem um controle manual, então não é possível regular abertura, foco, ISO e etc, e aí geralmente eu me vejo obrigado a posicioná-la mais de lado de forma a não captar a luz da TV. São táticas bem simples, mas bem plausíveis. Uma forma de burlar mais este problema.

Confira na íntegra essas dicas no vídeo abaixo. Com certeza, a partir de hoje, você vai poder produzir vídeos ainda mais atrativos para a sua audiência, e mantê-los na frente do vídeo do começo ao fim da exibição.

Um forte abraço do seu amigo,

Michael Oliveira
#VideosConectam

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *