Já pensou em fazer vídeos explicativos de processos na sua empresa?

Pois é esta é mais uma das mil e uma utilidades dos vídeos no mundo atual. E quando digo útil, é no sentido máximo da palavra.

Você vai ver nesse post:

  • Gravar vídeos para ensinar os processos da empresa
  • Redução de tempo em treinamento, acesso a informação a qualquer momento
  • Inovação, e maior padronização dos POP’s (Procedimentos Operacionais Padrão)

 

Sabemos como é difícil treinar alguém para trabalhar. Demora um tempo para você conseguir passar todos os processos e para pessoa aprender a fazer as atividades de forma satisfatória.

Muitas vezes quando a pessoa já está desempenhando bem suas tarefas, acontece alguma coisa, ela vai embora da cidade, muda de emprego, muda de área, ou sai da empresa por qualquer motivo. Então, você precisa encontrar uma nova pessoa e treinar tudo de novo.

Para facilitar, hoje as empresas usam além do checklist, mapas de processos em sua rotina e treinamentos. Mas nestes, não existe o elemento “homem” (entende-se aqui humano), não tem demonstrações práticas, liguagem corporal, nada. Só uma explicação escrita que provavelmente é complicada para quem nunca fez aquilo.

“Mas eu não tenho equipamento profissional para fazer vídeos…”

Lembre que você não precisa de um super equipamento!!

Você pode fazer o seu vídeo com o celular, ou simplesmente com um programa que grave a tela do computador.

Para isto, você só precisa passar algumas horas com cada um de seus colaboradores e gravar o que eles fazem, falando como fazem, passo a passo.

Para gravar a tela do computador

Eu uso o Camtasia para gravar minha tela do computador. Esse programa deixa você experimentá-lo por 30 dias sem pagar nada. Caso você não esteja interessado em um programa pago, existem alguns programas gratuitos no mercado como o Debut Vídeo Capture, por exemplo

“Ah mas eu não trabalho com computador…”

Isso serve para qualquer função se nenhuma descriminação!!

Se você tem uma padaria, pode acompanhar as atividades do padeiro pedindo para ele ir descrevendo o que está fazendo, enquanto você filma (e você mesmo pode narrar também). Se você tem um mercado, imagina treinar 20 funcionários? Qualquer outra atividade e ou processo pode ser gravada.

Um ponto muito bacana também, é que, uma vez que o vídeo está no YouTube, ele está acessível para a hora que a pessoa tiver uma dúvida, ou quiser exemplificar, ou falar qualquer coisa sobre aquele processo.

É realmente muito prático de fazer e útil para o aprendizado, além de otimizar tempo!

Saiba que, se você mesmo gravar os vídeos da sua empresa (e isso terá muito peso), você também consegue plantar a semente da cultura da sua empresa no comportamento do novo colaborador.

Para mostrar que isso funciona e eu mesmo faço, eu coloquei neste vídeo um pedaço de um treinamento que eu passei para uma das minhas colaboradoras, ensinando a fazer um processo aqui no YouTube.

Veja o vídeo completo:

Curtiu a ideia?

Eu tenho certeza que eu tenho mais informações legais para te passar.

Estou organizando um evento chamado Semana dos Vídeos Online, o qual eu venho falando já há alguns dias. O evento é gratuito, as vagas são limitadas em no máximo 1.500 e eu estou com quase 19 mil seguidores no meu canal do YouTube, isto é, vai lotar rápido!

Então se inscreva agora www.semanadosvideos.com.br. Deixe se e-mail e seja lembrado da data do evento na sequência.

Até mais!

Grande abraço!!

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário