fbpx

Quando você grava seus vídeos no estúdio, no escritório, na sua casa, ou em qualquer ambiente fechado, deve estar atento a iluminação. Na verdade, esse é um ponto que SEMPRE faz toda a diferença para que qualquer trabalho de imagem tenha qualidade.

Então vamos lá?

Você vai ver nesse post:

  • Alguns toques sobre iluminação interna
  • Dicas de equipamentos caseiros que funcionam perfeitamente

 

1ª DICA

Nunca misture luz interna com luz externa.

A sua câmera enxerga temperatura de cor e, a luz do Sol tem uma temperatura totalmente diferente da temperatura da luz interna. Quando você junta as duas, fica uma bagunça, a sua câmera não entende que cor é aquela e a cor fica estranha (feia!).

Primeiro escureça por completo o ambiente que você vai gravar (de forma que não tenha influência de luz externa), então comece a fazer a sua iluminação artificial.

Veja o vídeo mostrando como fiz a iluminação interna:

Outra coisa

Não dá pra usar somente a lâmpada do teto pra um vídeo de qualidade (ok, imagino que você já saiba isso, mas quero que dê a devida atenção à iluminação do seu vídeo).

No vídeo acima, estou usando 2 Softbox e uma contra luz acima de mim, para garantir que eu fique bem iluminado na cena.

Softbox quase de graça

Uma coisa interessante sobre o Softobox… Você sabia que pode ter um investindo quase nada?
Você pode usar coisas que você já tem na sua casa.

Depois procura no YouTube por DIY Softbox.

Você vai encontrar vídeos ensinando a construir softbox com papelão, papel alumínio, ou ainda igual ao que meu aluno Marcos construiu: um balde com papel alumínio, uma lâmpada e um difusor improvisado em casa. Ficou bem legal e o resultado ficou perfeito.

Então sem desculpa que não tem dinheiro pra comprar, você pode fazer em casa!

Caso você tenha algum recurso para comprar o Softbox, recomendo que comece com 2 pelo menos, pois 1 só não vai fazer muita diferença. Para uma luz interna adequada, você precisa da luz principal e uma luz de preenchimento (que fica um pouquinho mais distante do seu corpo).

Outro ponto de luz importante, é a contra luz que fica por trás, Tente usar uma que você possa direcionar, para fazer o preenchimento da parte superior (ela ilumina os cabelos e os ombros, separando o corpo do fundo).

Essa iluminação de 3 pontos fica bacana, não fica nem luz de mais nem luz de menos.

Difusor SEMPRE

Com o difusor, a luz fica suave no rosto e os meus movimentos não fazem sombra. Sem difusor a luz fica forte, a sombra vira um desenho na imagem de tão forte, deixando o vídeo com aquela cara de “amador”.

Qualquer fonte de luz que você for usar na sua estrutura, sempre use um difusor na frente.

Regule a luz na sua câmera para conseguir o resultado que você quer.

Dica extra

Papel manteiga

Se você estiver utilizando iluminador de LED, ou outra lâmpada fria, pode usar um abajur ou luminária como suporte. Colocar um papel manteiga na frente e já vai conseguir uma qualidade de vídeo melhor que se tivesse somente a luz direta.

Curta, comente e compartilhe!

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *