Eu preparei este artigo para você repensar o sistema de divulgação do seu negócio. Você vai saber qual O Segredo para Atrair Clientes para o Seu Negócio. Trata-se de técnicas fundamentais com as quais você poderá atrair a atenção dos seus prospectos, transformá-los em clientes e torná-los fieis à sua marca.

Repense seus mecanismos

Quando se trata de estrutura de negócio e gestão de clientes, existem vários tipos de perfis de empresários, profissionais liberais, prestadores de serviços, enfim…

Há os que preferem continuar como estão, pois estão acostumados com o atual mecanismo e não querem arriscar ou mesmo “perder tempo” na busca de novas formas para conquistar e manter clientes.

E existem outros que até têm interesse em novas alternativas para atrair mais clientes, porém não têm tempo para pesquisar, estudar e implementar estes novos mecanismos ou não sabem onde buscar informações e até mesmo desconhecem este tipo de assunto.

A verdade é que, tanto o primeiro quanto o segundo perfil, ainda não entendeu a importância de considerar as novas maneiras de atrair clientes à compra de seus produtos/serviços.

E podemos ir mais além… fidelizar estes clientes é mais um dos desafios a serem superados em um mercado onde não só a concorrência é grande (e muitas vezes desleal), mas também há a insegurança diante de uma economia instável pela qual passamos atualmente que faz com que as pessoas pensem mais antes de efetivar uma compra, e isso é, certamente, mais um fator a ser considerado na hora de pensar em uma estratégia de marketing.

Para que um profissional, que deseja ter sucesso em seu nicho de mercado, possa superar estes e outros elementos, é necessário buscar novas alternativas para desenvolver uma estratégia realmente efetiva para conquistar mais clientes.

A melhor forma de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele.”

                                                       Conrado Adolpho

Não duvide! A Internet é onde seus clientes estão!

Não pense que as pessoas querem “bater perna” por aí para encontrar o produto ou o serviço que buscam.

Você mesmo, com o seu Smartphone em mãos, quantas vezes já fez alguma busca em sua região por um médico ou por um mecânico no Google?

Muitas vezes, certo?

Então, por que ainda acha que seus futuros clientes estão vagando por aí e vão chegar na porta do seu estabelecimento, como num passe de mágica?

… Sim, ok… Isso pode até acontecer: Alguém passa na frente da sua loja ou consultório, vê que o que você oferece está de acordo com a necessidade que ele deseja sanar e entra…

Mas, você há de concordar que esta é a maneira menos efetiva para que seus clientes te encontrem!

Enquanto você está parado, deixando o tempo passar sem buscar novas estratégias, seus futuros clientes estão com os dedos em um teclado de computador ou Smartphone encontrando a solução nos seus concorrentes.

Sim! O mundo (virtual) é cruel… mas você pode se beneficiar dele!

Que tal começar agora?

Vou salientar DOIS PONTOS imprescindíveis nos quais você precisa focar antes de efetivamente colocar em prática as estratégias sobre as quais falaremos logo mais.

Trata-se de técnicas oriundas do marketing digital para atrair leads (pessoas que consomem o que é oferecido) e que você precisa considerar e implementar no seu negócio:

1) Filtre o seu público

  • Quem é o seu cliente ideal? 

Existe um jargão no marketing digital para o “cliente ideal”: o AVATAR. O avatar é a descrição exata que define o seu cliente ideal.

Para definir o seu cliente ideal, você precisa refinar 2 informações principais:

  1. Dados demográficos: são as características pessoais do seu cliente (ex: homem ou mulher; faixa etária)
  2. Comportamento: quais os sonhos ou as aspirações do seu cliente, o que ele deseja alcançar; quais as necessidades, objeções ou problemas que ele precisa resolver; quais os seus valores e crenças.

Não tenha medo de refinar a sua lista.

“Atirar à esmo” (querer vender para todo mundo) não é uma estratégia inteligente, pois demanda mais trabalho, além de atrair pessoas desinteressadas.

Lembre-se: qualidade é infinitamente melhor que quantidade!

Você não quer atrair curiosos, e sim CLIENTES em potencial para poder ser assertivo nos conteúdos que deseja entregar.

É neste ponto da sua estratégia de marketing que você vai realmente identificar o seu público alvo e, a partir daí, construir um relacionamento através da entrega de conteúdos que agreguem valor ao seu prospecto (potencial cliente) a ponto de deixá-lo totalmente satisfeito.

2) Construa um relacionamento com a sua lista

Agora que você sabe quem é o público que deseja atrair, é hora de estreitar a comunicação e criar um relacionamento com a sua lista.

Para isso você precisa responder a uma pergunta: “O que o meu público espera de mim?”, ou seja, você precisa pensar no conteúdo em si, e este conteúdo precisa entregar valor.

Lembre do que falamos no tópico anterior…

É importantíssimo deixar este público satisfeito. Portanto, hora de caprichar!

Mantenha o seu lead atualizado de modo que ele deseje receber cada vez mais conteúdos.

O relacionamento com a lista se dá de diversas formas, das quais destaco:

  • Por email: após a conversão geralmente você já tem o email do seu prospecto e poderá se comunicar com ele. Crie sequências de emails para manter uma ordem lógica dos conteúdos. Aqui é importante usar ferramentas de automação, como um auto responder.
  • Vídeos: semanais no Youtube ou teaser dos seus vídeos do YT no Facebook e Instagram, por exemplo.
  • Textos: Artigos no blog que além do conteúdo escrito, você poderá inserir links dos vídeos no Youtube e também algum material gratuito que seu público consiga baixar.
  • Isca Digital (e-books): esta estratégia além de poder ser utilizada como forma de entregar conteúdo rico dentro de um artigo no blog, por exemplo, é uma das maneiras mais usadas para aumentar o tráfego. Com o uso de ferramentas que possibilitem a inserção do email e nome do seu lead.
  • Webinários:  são seminários feitos através de vídeos online, pelo Youtube ou outra ferramenta como o Webinar Jam, compartilhando conhecimento com seu target, gerando muito engajamento e credibilidade.

Este é o momento de “alimentar” a lista existente e continuar atraindo ainda mais pessoas.

Uma das técnicas mais usadas para a divulgação de conteúdos para alavancar negócios na internet é o chamado VÍDEO MARKETING, o qual consiste no uso de vídeos para turbinar uma marca, produto ou serviço de maneira estratégica e objetiva.

E aqui nós chegamos ao ponto mais importante deste artigo…

Então, o segredo para atrair mais clientes para o meu negócio é usar a Internet?

Somente USAR a Internet é muito genérico. Eu diria mais…

O segredo está em PRODUZIR VÍDEOS!

O poder e a influência que os vídeos têm na vida das pessoas no mundo moderno é algo indiscutível. Nem nos damos conta de como esta forma de comunicação tem permeado as nossas decisões.

É através dos vídeos que o compartilhamento de informações na web tem sido a forma mais inteligente de divulgação de conteúdos e informações referentes a serviços, produtos, marcas e os mais diversos assuntos seculares.

Você não precisa ficar restrito a apenas assistir vídeos. Talvez, você ainda não acredita no poder da internet e este é exatamente o ponto no qual quero que você reflita e repense seus conceitos.

“Pra quê” ou “Por que” fazer vídeos?

Vídeos têm o poder de criar conexões emocionais entre as pessoas. Ninguém imagina, lembra ou sonha em textos ou fotos. Tudo o que passa pela nossa cabeça tem, na verdade, o mesmo formato de um vídeo.

Felizmente, a produção de vídeos transcendeu os estúdios cinematográficos e se tornou uma das formas mais populares de comunicação, graças ao avanço da tecnologia.

A internet também teve um papel fundamental neste processo, pois revolucionou muita coisa e mudou drasticamente a maneira como o ser humano trabalha, se diverte, faz compras e até se apaixona.

Através da internet, pessoas comuns se transformaram em influenciadores de massa, que registram tudo e compartilham tudo, o tempo todo e em qualquer lugar, apenas usando um Smartphone.

De acordo com o G1 da Globo.com, em 2015, a UIT – União Internacional das Telecomunicações (órgão vinculado à Organização das Nações Unidas – ONU), divulgou que “são mais de 3 bilhões de usuários conectados na internet no mundo todo“, o que representa apenas 44% da população mundial.

Isso significa que ainda tem muita gente para se conectar nos próximos anos!

Metade da população brasileira já está conectada diariamente na internet, o que representa mais de 100 milhões de pessoas “penduradas” em algum dispositivo com tela, em média, durante 4 horas/dia. E, neste contexto, vieram as Redes Sociais. Através delas criamos “círculos de convivência virtual” e nos aproximamos da vida dos nosso amigos, tudo em tempo real.

Você consegue perceber a grande oportunidade que estas mídias proporcionam a quem deseja divulgar um negócio, marca, serviço ou produto?

Contudo, é importante conhecer as técnicas, ferramentas e estratégias que, de fato, impulsionem o conteúdo de maneira assertiva e inteligente a fim de atrair clientes para o seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas a respeito do poder da comunicação audio visual, segue algumas estatísticas que certamente vão te convencer:

  • De acordo com a revista EXAME, em 2019, 80% do tráfego online será de vídeos;
  • Segundo uma pesquisa feita pela IMS Internet Media Services, em parceria com a comScore, os brasileiros passam 13,6 horas assistindo a vídeos digitais. Com relação ao conteúdo, vídeos gerados por usuários e tutoriais são os mais vistos em smartphones e tablets;
  • Um estudo do Youtube divulgado no dia 13 de setembro de 2017 durante o Brandcast (evento do YT realizado em São Paulo), mostra que a quantidade média de horas semanais assistidas de vídeos online no Brasil é de 15,4, representando um crescimento de mais de 90% nos últimos três anos.
  • Podemos ainda ressaltar o tema abordado pela revista IstoÉ onde é possível observarmos como o consumo de vídeos através da internet está crescendo cada vez mais, colocando, inclusive, em cheque o futuro da TV.

Como é possível observar, o consumo de vídeos através da internet cresce vertiginosamente, o que é uma excelente notícia para nós empreendedores. Agora, existe um mundo a ser explorado, onde os consumidores estão e nós precisamos alcançá-los de maneira estratégica, inteligente e assertiva.

Mas, vou ser ousado e ir um pouco mais além…

O grande segredo está em produzir VÍDEOS DE QUALIDADE com conteúdos que interessem ao público ideal.

Pense comigo…

De que adianta parar tudo, pensar em um conteúdo, em detalhes que comporão o cenário, gravar um vídeo, editar, esperar renderizar, muitas vezes até pagar caro para atrair pessoas para o seu blog, Youtube, Facebook, Instagram, mas quando elas apertam o play para assistir suas produções sentem vergonha alheia… som com eco, iluminação pobre ou mal feita, enquadramento errado, conteúdo sem nexo, …

Lembre-se… você só tem 1 chance para causar uma boa primeira impressão e acaba desperdiçando por conta da má qualidade no seu vídeo ou pela falta de técnica e estratégia certa de organização, como uma pauta, por exemplo.

A verdade é que as pessoas compram a sua imagem antes de comprar o seu produto ou serviço…

Então se você ainda nem pensou em produzir vídeos, tão pouco possui um canal no Youtube ou em outras redes, nem imaginava a importância de um blog ou não está tendo resultados utilizando a internet como um canal de negócios, eu garanto que é porque você ainda não acreditou no poder dos vídeos ou, caso já tenha alguns vídeos gravados,  ainda não estabeleceu essa relação de confiança com os seus possíveis clientes.

Um vídeo bem feito tem o poder de transformar um simples visitante em um cliente engajado, disseminador do seu conteúdo, um verdadeiro fan do seu trabalho, e isso representa mais lucro para o seu negócio.

E engana-se quem pensa que simplesmente ter um equipamento de qualidade como uma câmera DSLR vai conseguir fazer um vídeo com qualidade profissional, pois se você não souber utilizar da maneira correta, a qualidade dos vídeos será ruim.

O que os vídeos podem fazer pelo seu negócio

Os VÍDEOS têm o poder de transformar engajamento em faturamento, visitantes em clientes e cliques em lucro.

Nada vai te dar mais posicionamento hoje em dia do que um canal de vídeos com conteúdos relevantes para o seu público alvo!

Ou você entrega valor e qualidade nos seus vídeos ou você simplesmente passa despercebido.

É a maneira mais eficiente de você aparecer na hora certa para quem está procurando resolver o problema que o seu produto ou serviço resolvem!

Mas será que somente algumas pessoas nasceram com o dom de criar vídeos para fazer negócios?

Eu acredito que qualquer um pode produzir vídeos de qualidade que geram negócios, desde que orientados da maneira correta.

A grande maioria dos profissionais e empreendedores não fazem ideia de como produzir vídeos de qualidade. Ficam perdidos com tantas opções de equipamentos, regulagem das câmeras, iluminação e áudio, ou mesmo para fazer uma simples edição e, pior, não fazem a menor ideia de como dominar as técnicas de marketing para atrair clientes utilizando vídeos.

Existe um conjunto de equipamentos e técnicas que tornam a produção de vídeos em algo simples, rápido e com qualidade de imagem e som.

Saber O QUE FALAR e principalmente o que NÃO FALAR é a grande diferença entre um profissional que tem seguidores apaixonados na internet daqueles que simplesmente estão na internet

Seus vídeos precisam resolver os problemas das pessoas, CHAMAR A ATENÇÃO para estabelecer confiança com o seu público, assim você não vai ter dificuldades em vender seus produtos, serviços, marca ou ideias.

Um bom canal de Vídeos Online é capaz de fazer exatamente isso!

Bom… agora eu tenho um convite para você!

Que tal dar o próximo passo na produção de vídeos de qualidade e conquistar o seu público com um conteúdo áudio visual profissional e, de quebra, ser um referencial no seu mercado e se destacar da concorrência?

 

Conheça com detalhes a proposta que preparei para você!

Trata-se de um treinamento completo onde eu ensino técnicas para você começar a
GRAVAR VÍDEOS E TRANSFORMAR O SEU NEGÓCIO.

Espero que estas dicas possam virar a chave na sua mente e que você comece a partir de AGORA a criar os seus próprios vídeos de qualidade e ver o seu negócio evoluir em todos os sentidos.

Um grande abraço do seu amigo,

Michael Oliveira
#VideosTransformam

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

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