fbpx

Todos nós já sabemos que gravar vídeos para falar mais do seu negocio é um excelente recurso, que dá resultados incomparáveis. Acontece que, se o seu vídeo não tiver qualidade, a credibilidade do que você está falando pode ser reduzida consideravelmente.

Imagine um Banner

Um produto ou serviço, escrito um uma faixa “tosca”, escrito à mão com letras tortas. Você praticamente não presta atenção no que está escrito, mas sim na “porcaria” de banner pendurado ali. Enquanto um banner com uma faixa bonita, com cores, imagens, letras bem acabadas, você olha o que está sendo oferecido, e pode até se interessar. Com vídeos é exatamente a mesma coisa.

Nesse post tem um vídeo meu, dando 9 SUPER DICAS pra você gravar e editar vídeos para o YouTube, vou escrever um pouco do que digo no vídeo aqui.

DICA 1 – Roteiro

É importante que antes de começar a gravar vídeos você saiba exatamente o que vai falar, então, faça um roteiro!

Existem 3 tipos de roteiros: 1- Você segue um script palavra por palavra. 2 – Você faz uma lista de assuntos em tópicos e vai lembrando do conteúdo conforme olha os tópicos. 3 – É um roteiro mental, o que você tem na cabeça o assunto que vai falar e desenrola ele na hora (esse normalmente possui muitos improvisos e desvios do assunto).

DICA 2 – Cenário

Lembre-se, o seu vídeo será analisado pela qualidade como um todo. Imagina uma pessoa que vai falar de negócios, dentro de seu quarto, com a porta do gurda roupas aberta e uma toalha pendurada. Mesmo que a pessoa esteja usando terno, ela não vai se comunicar com seu público. Procure um cenário que tenha a ver com o assunto que você está falando, procure fazer o vídeo em um ambiente que remeta a esse negócio.

DICA 3 – Iluminação

É um ponto muito importante em vídeos (em qualquer trabalho de imagem). Nada de exageros quando se fala de luz. Não é pra fazer vídeos escuros, mas você não precisa de um Sol forte quase te cegando. Na rua, os melhores horários para gravar os seus vídeos são, ou bem cedo (entre 5h e 7h) que é um momento que o sol está começando a nascer e o céu está claro, mas sem luz forte e raios solares no rosto; ou no final do dia como escolhemos fazer no vídeo. Para iluminação artificial, você pode usar softbox e iluminadores de led.

Dica extra: Para iluminação artificial, use um difusor na frente da fonte de luz que você vai usar. Veja no vídeo dicas super simples de difusores para fazer em casa.

DICA 4 – Roupa

A roupa que você veste é muito importante para você se conectar com o público certo. Use uma roupa adequada para o perfil de pessoas que você está falando. Para isso você precisa saber quem são as pessoas que vão assistir os seus vídeos, a quem você vai dirigir a sua mensagem. É pra estas pessoas que você vai se vestir.

Mulheres: sempre cuidar dos cabelos e da maquiagem, capricho sempre, mas sem exageros também. Isso faz toda a diferença.

DICA 5 – Atenção no equipamento

Certifique-se que tudo está funcionando perfeitamente. Cartão de memória, áudio, imagem, foco… É muito triste ter todo o trabalho de gravar um vídeo bacana e quando passa para o computador o vídeo está sem foco, com ruídos horríveis, ou até sem som… já imaginou?
Saiba que as pessoas conseguem perceber o seu emprenho em tentar entregar algo de qualidade. Cuide dos seus equipamentos, saiba como eles funcionam, teste tudo antes.

DICA 6 – Pense na edição

Quando você estiver gravando, você precisa já estar pensando em como será a edição desse material. Como será a parte final. Para esse vídeo por exemplo, gravei primeiro eu contando até nove:  dica nº 1, dica nº 2, dica nº 3… por que eu sabia que na hora da edição eu ia cortar essas partes para usar separadamente e ficar mais legal.

Um vídeo bacana é um vídeo dinâmico e bem editado.

DICA 7 – Contrate gente competente para fazer vinhetas e logomarcas.

Exite um site que se chama fiverr (www.fiverr.com) onde você encontra profissionais do mundo inteiro para dezenas de serviços, incluindo vinhetas. Eles cobram apenas U$5. Isso vai dar um up sua produção.

DICA 8 – Palavras chave do You Tube

Lembre-se que as pessoas  vão encontrar o seu vídeo usando as palavras chave na busca, ou então vai estar relacionado com outros vídeos que usam as mesmas palavras chave. É preciso escolher as palavras chave para se posicionar, criar um contexto e usar essas palavras algumas vezes. Não se esqueça:  FAÇA DESCRIÇÃO! Ou You Tube gosta muito que você coloque descrição nos seus vídeos, pois ainda é a única forma de saber o que tem lá dentro.

Dica extra: Procure uma manchete que tenha muita busca no google. Você pode usar o  Google Trends ou o Keyword Planner. Ali você pode escolher as melhores palavras chave para colocar no seu vídeo, fazendo ter uma aderência maior com o seu público. Não esqueça das Tag’s que devem ser relacionadas com o seu assunto. Você também não pode colocar milhares de Tag’s, porque isso não funciona. O You Tube entende no máximo 8 tag’s.

DICA 9 – Trabalhe com consistência no YouTube

Mesmo que você tenha pouco tempo, grave vídeos!

Grave mesmo que seja com o seu celular e coloque um vídeo por semana, ou um vídeo a cada 15 dias se preferir. Escolha um dia da semana para sempre subir um vídeo e mantenha isso consistentemente.

As pessoas que te acompanham vão saber que toda a quarta feira você sobe um vídeo novo lá, por exemplo (suposição) .

Uma dica é colocar na capa do seu perfil do You Tube uma mensagem do tipo:
“Vídeo novo, toda a quarta feira, às 10h da manhã.”

Eu vou saber que eu NÃO POSSO FALHAR COM A MINHA AUDIÊNCIA. Então, toda a quarta feira religiosamente, eu subo um vídeo novo lá.

Isso vai te trazer o YouTube como meta semanal e também vai te ajudar muito a ficar cada vez mais profissional ao gravar seus vídeos.

Antes de finalizar, gostaria de te convidar a assistir ao vídeo todo (tem uma surpresa que você vai rir muito no final)… então…

Assista a este vídeo na íntegra:

Antes de você ir embora…

Um convite pra você

Quer aprender mais sobre Técnicas de Produção de Vídeo Incríveis? Te convido a participar da OFICINA DE VÍDEOS, é online e gratuito! Participe já, essa capacitação vai acontecer em NOVA DATA de 08 a 16 de Agosto.

As vagas são gratuitas até que o servidor tenha suporte.

Para garantir a sua vaga você deve se inscrever o quanto antes.

Para reservar a sua vaga inscreva-se agora Clicando Aqui.

Então até breve!

Um grande abraço,

Michael Oliveira
#VideosConectam

cropped-escoladevideos3.jpg

 

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *