fbpx

Como gravar excelentes vídeos para o YouTube é a chave essencial da qual você não pode se descuidar no momento de fazer as suas gravações. Na verdade, antes de posicionar os equipamentos você precisa tomar certas providências para que o resultado seja um excelente trabalho e atenda as expectativas da sua audiência.

Como gravar excelentes vídeos para o Youtube são dicas sempre bem-vindas para nos ajudar a divulgar nosso trabalho da maneira certa.

Talvez, até agora você imagine que para gravar vídeos, principalmente para um propósito mais específico, seja só pegar uma câmera, se posicionar em frente a ela e começar a falar. Mas eu preciso te dizer que NÃO!

Se você levar ao pé da letra essas dicas, verá o quão importante é gravar vídeos para o Youtube considerando o seu precioso tempo e sua reputação. Sim, sua reputação, pois os vídeos são eternos, eles vão ficar disponíveis na web por um longo período de tempo, então é bom nos preocuparmos com a essência dos vídeos, sejam eles formais ou informais.

Vamos, então, às super dicas para você saber como gravar excelentes vídeos para o Youtube:


DICA 1 – Roteiro

O roteiro tem um papel essencial como ponto de partida em qualquer produção com vídeos. Ele serve como guia para o bom andamento do assunto tratado durante a filmagem, norteando do começo ao fim toda a produção do vídeo.

É através do roteiro que você define exatamente o que vai falar no seu vídeo.

Existem 3 tipos de roteiros:

  1. Script – Onde fica descrito exatamente  o que será tratado no vídeo. Para segui-lo basta ler palavra por palavra;
  2. Tópicos – O assunto a ser abordado no vídeo é separado em tópicos. Durante a gravação, conforme você lê os tópicos, vai lembrando do assunto e falando espontaneamente;
  3. Roteiro mental – Você se desprovê de anotações e fala o que vem à mente (de acordo com o conteúdo a ser transmitido). O problema de não ter o roteiro em mãos é o risco. Este é um tipo de roteiro que exige bastante atenção e foco. Neste caso, não é indicado improvisar, evitando o desvio do assunto.

DICA 2 – Cenário

Procure por ambientes que tenham conexão com o assunto a ser abordado no vídeo e que esteja devidamente organizado de forma que não tenha nenhum tipo de “poluição visual” ou algo que venha desfocar a atenção da sua audiência.

Tenha em mente que o cenário é um dos detalhes mais importantes que compõe a produção de um vídeo, seja ele para fins corporativos, filantrópico ou mesmo particular.

DICA 3 – Iluminação

É muito importante que você pense em iluminar o ambiente em que deseja gravar os seus vídeos. Para isso, você pode começar usando aquelas luminárias baratas que podem ser adquiridas em qualquer loja de materiais elétricos, e uma lâmpada branca.

Para gravações externas, o horário mais indicado para gravar no período matutino é entre as 5h e 7h da manhã. No período vespertino, entre as 17:30h e 18:30h quando o sol já está quase se pondo.  

DICA 4 – Roupa

Não menos importante que qualquer outro quesito essencial para a produção de um vídeo, o figurino é um dos detalhes que também são passíveis de atenção.

O que vestir na hora de gravar, estrategicamente, pode e deve ter conexão com o seu público alvo. Por exemplo: Se o seu público são Executivos, o figurino ideal é um traje mais formal – camisa social, gravata, etc.

Muito cuidado com os exageros! Nada de roupas extravagantes ou maquiagens exageradas. O importante é estar apresentável, cabelo bem arrumado, maquiagem e vestimenta ponderadas.

Prime sempre pelo equilíbrio! Bom senso é sempre bem-vindo!

DICA 5 – Atenção no equipamento

Esteja atento! É imprescindível atenção no funcionamento do equipamento. Verifique se está tudo funcionando como deve, evitando, assim, certas “surpresas” na hora de editar e finalizar seu vídeo.

Vai por mim… Dói na alma investir tempo e energia para gravar um bom vídeo e depois se deparar com um péssimo resultado.

Fique atento aos detalhes, saiba como os seus equipamentos funcionam e teste tudo antes de começar suas gravações.

DICA 6 – Edição

Ao contrário do que se pensa, a edição começa antes mesmo do início da gravação. Na construção do script você já tem uma ideia do resultado da produção do vídeo. Nesta etapa você já consegue visualizar todos os detalhes a serem inseridos no vídeo para que fique o mais didático e atrativo possível.

Você pode incluir várias informações que venham a corroborar com o conteúdo e que podem ser cortados ou incrementados na hora da edição.

Lembre-se: Um dos quesitos que definem uma boa produção é a aceitação do público, para isso, é essencial que o vídeo seja dinâmico e bem editado.

DICA 7 – Contrate profissionais competentes para a criação de vinhetas e logomarcas.

Vou recomendar aqui um site que eu uso muito. São dezenas de serviços oferecidos, nele é possível encontrar quem faça boas vinhetas para o seu vídeos por U$5. Se chama fiverr (http://www.fiverr.com), é o que eu mais tenho usado. Esses detalhes, são um “plus” imenso no seu vídeo.

DICA 8 – Palavras chave do YouTube

Você sabia que o seu vídeo é encontrado por meio de palavras-chave? Este mecanismo comumente usado pelos youtubers visa facilitar a busca por assuntos específicos de interesse do público.

Basicamente, você deve escolher as palavras-chave, criar um contexto e usar essas palavras mais de uma vez. Isso vai ranquear o seu vídeo e fazer com que ele tenha relevância no YouTube e, assim, mais visibilidade, portanto, mais audiência.

Por isso é tão importante que a descrição do vídeo no Youtube tenha conexão com o que você fala nele. Esta é a única forma do Youtube reconhecer o que está sendo abordado no vídeo.

DICA 9 – Trabalhe com consistência no YouTube

Mantenha o seu canal bem abastecido com vídeos. A frequência ideal de upload dos seus vídeos no YouTube é a média de 1 vídeo por semana ou pelo menos 1 vídeo a cada 15 dias.

Você sabia que o Youtube possibilita programar a postagem dos seus vídeos?  Melhor ainda, marque sempre um dia “X” para subir um vídeo e se mantenha nessa periodicidade. Quem acompanha as suas postagens vai saber que em determinado dia vai ter um vídeo novo seu no ar.

Esta é uma excelente estratégia para deixar a sua audiência mais frequentadora do seu canal e, de quebra, você mais assíduo nas postagens dos vídeos, aperfeiçoando cada vez mais os seus conteúdos e a qualidade do seu trabalho.

Lembre-se que quando falamos sobre vídeos para a internet, estamos falando sobre um NEGÓCIO. Você está atraindo pessoas, transmitindo o seu conhecimento, as suas ideias. E isso precisa ser feito com a melhor qualidade possível.

Confira este conteúdo completo no vídeo abaixo.

Curta, comente e compartilhe!

 

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *